quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Investimento

O Jornal da Globo apresentou uma interessante matéria, com base em uma pesquisa feita pelo SEBRAE, que mostra como as micro e pequenas empresas entenderam os benefícios da tecnologia e resolveram investir e incorporar aos seus negócios as ferramentas do mercado.

A pesquisa mostra que 91% das empresas usam celular, 75% possuem computador e 71% acessam a internet no controle de suas atividades.

Para minha surpresa o estado que tem maior proporção de computadores é o meu querido Mato Grosso, com 89%. Que beleeeeza!

Contando os 71% das empresas que acessam a internet, apenas 20% delas possuem site próprio, e outros 3% aparecem em sites de terceiros. Números ainda baixos para quem deseja se evidenciar nesse mercado competitivo.

Assista abaixo a matéria do JG da íntegra:



Para saber mais detalhes sobre a pesquisa do Sebrae, clique aqui.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Trabalho: Magrello Buffet Doce


Trabalho desenvolvido na Webcomtexto para o Magrello Buffet Doce, empresa de Cuiabá que produz requintados doces e encomendas sob medida para a celebrar momentos e datas especiais como: casamentos, aniversários, bodas, formaturas, etc.

O site possui várias ferramentas que o tornam mais original, como: fotos, flash (as), html, ajax/javascript (jquery, lightbox) e php. Todas essas tecnologias foram usadas com o intuito de personalizar e tornar mais interativa cada página conforme o objetivo do assunto.

O resultado ficou muito bacana, a expectativa foi atendida graças a um conjunto de fatores, desde a escolha das cores, que o tornaram clássico e dão a impressão de fineza, ao tratamento das imagens dos produtos que despertam o interesse e a curiosidade dos visitantes.

Acesse e confira: www.magrello.com.br .

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Tecnologia em Pauta / Conecte / Celular

Na última quinta-feira (27.11) foi ao ar a segunda matéria da coluna de tecnologia do Jornal da Globo, apelidada de Conecte pelos "usuários" que votaram no site do programa.

Dessa vez o jornalista Ernesto Paglia foi ao Japão, que é referência em tecnologia, para mostrar tudo que existe de mais novo em tecnologia celular.

O que mais gostei na matéria foi a abordagem sobre o uso de QR Code (código de barras bi-dimensional) para coletar dados, fazer pagamentos, etc.

A matéria só pecou em não mostrar como anda o mercado e a evolução da tecnologia celular no Brasil. No geral foi bem legal, veja abaixo a matéria completa.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Teste - Módulo 4 / Relatório de consultoria

O tema do último Módulo do curso da Arteccom foi consultoria. O objetivo era analisar um site, em fase de desenvolvimento, para atingir sua finalidade/necessidade. Foi preciso analisar os detalhes críticos do site como conceito, originalidade, legibilidade, hierarquia de informação, uso das cores, tipografia, harmonia e equilíbrio, arquitetura de informação, usabilidade e navegação, interatividade, objetivos e estratégias, retorno e as possíveis soluções para os problemas detectados.

Site escolhido: www.suvinil.com.br - Tintas Suvinil

O Relatório


1. Conceito

Comparando com o site concorrente www.tintascoral.com.br, o conceito não ficou perfeito. Ao entrar no site você não tem a primeira impressão que é uma empresa de tintas. Mas não deixa de ser ruim, pois a Suvinil tem uma linha de produtos mais refinados.

2. Originalidade

O site possui várias ferramentas que o tornam muito original. Na capa do site é possível simular um ambiente com várias cores diferentes, além disso, é possível simular o ambiente da sua casa. Possui também um passeio virtual por ambientes luxuosos.

3. Legibilidade

A composição visual está legível. Os destaques estão corretamente aplicados no texto e estão perfeitamente ilustrados.

4. Hierarquia da informação

Os elementos (textos e imagens) estão corretamente organizados conforme a relevância que o conteúdo pede. Destaque para o link renove você mesmo, está localizado logo abaixo da logo que acompanha o slogan “Renovar é fácil, é só querer”.

5. Uso de cores

O conceito é mais luxuoso, mesmo assim noto o pouco uso de cores, deveria explorar um pouco mais. As seções foram divididas em cores, mas também pouco explorada. Falta também as cores da empresa (amarelo, vermelho e laranja).

6. Tipografia

As fontes de título e texto estão claramente distinguidas, foram usadas fontes fantasia nos títulos e os textos estão legíveis, porém acho que as fantasias deveriam ser melhores exploradas.

7. Harmonia e equilíbrio

Os elementos estão devidamente harmonizados e equilibrados. A estrutura está muito boa, não há um elemento que cause desequilíbrio das formas que compõe o layout.

8. Arquitetura de informação

O site possui uma quantidade grande de serviços e sublinks, o que dificulta o acesso há tudo que o site dispõe. Mesmo assim os principais serviços e links estão organizados em destaque que facilita o acesso ao que interessa. O link “lista de compras” está sumido no rodapé, merece um destaque maior.

9. Usabilidade e navegação

Os serviços principais estão diferenciados por cor, o que facilita a usabilidade. Alguns links possuem muitos sublinks organizados aleatoriamente, isso prejudica a navegação. O correto seria organizar por ordem alfabética. Possui a técnica de “migalhas de pão” que também facilita a navegação.

10. Interatividade

O site possui o simulador de decoração onde o usuário pode enviar a foto de sua casa e escolher a cor que achar melhor. O processo não é tão fácil, mas possui algumas dicas que ajudam no uso. Também existem o campo de cadastro para receber novidades relacionadas aos produtos da Suvinil e de contato.

11. Objetivos e estratégias

Apesar de algumas mudanças em relação a cores, tipografia e arquitetura, creio que os objetivos e estratégias podem ser alcançados devido à originalidade que diferenciam dos concorrentes, a facilidade de encontrar os principais serviços e o público-alvo do site que pertence às classes A e B (público com maior participação nos números de acesso a internet).

12. Retorno

O site possui várias formas de interatividade que facilitam o estudo de retorno. Desde o conhecimento dos clientes, através do canal de cadastro de novidades, até o uso do simulador de decoração, que tenta ao máximo aproximar o cliente do seu sonho. É possível verificar a periodicidade com que o cliente participa desses dois canais de interatividade/relacionamento do site. Outra área interessante para medir retorno é a página interna “Consultor Virtual”, onde são postadas informações e dicas variadas e o cliente pode comentá-las e tirar suas dúvidas pelo próprio site. No geral, todos serviços do link “Renove Você Mesmo” são interessantes para medir o retorno.

A Avaliação

Professora do curso: A metodologia que você utilizou para o relatório ficou perfeita.

Você fez a avaliação corretamente e soube separar os pontos que precisam de revisão propondo sugestões e demonstrando de forma clara as necessidades do site.

Realmente de cara você não identifica que trata-se de um site de tintas. A Suvinil já possui um nome no mercado e transmite através da clareza de todas as suas peças publicitárias uma imagem de requinte com alto nível de qualidade e bom gosto.

Para que o consumidor costuma comprar tinta?
Normalmente para fazer reformas e trabalhar a decoração de ambientes. Por isso a Suvinil buscou trabalhar esta estética das decorações.

Precisa mesmo trabalhar mais a usabilidade também.

Bem Matheus, não há nenhuma consideração a ser feita.
O trabalho ficou perfeito.
Parabéns!

Conclusão sobre o curso

A metodologia usada no curso foi muito boa, totalmente atual e interativa. O curso contou com grandes profissionais da web durantes os chats, o material foi baseado em grandes livros, revistas, sites e blogs - bibliografia excelente. O curso ainda contou com fóruns muito participativos e divididos entre forúm com professor e fórum com alunos.

O saldo foi super positivo, com certeza ter feito esse curso foi um tiro certo. Concluo o curso muito mais experiente e me sentindo melhor preparado para os desafios do dia-a-dia no mercado de trabalho.