sábado, 16 de maio de 2009

"Anjos e Demônios" ? Sim, é um bom filme.

Pra começar esse post, quero esclarecer que:

- Não sou católico;
- Não li o livro "Anjos e Demônios";
- Não sou crítico de cinema.

Pronto! Agora sinto confortável pra falar sobre o FILME "Anjos e Demônios".


O filme tem um roteiro muito bom. A história é muito bem desenvolvida e envolvente. Tem tudo que um bom filme precisa, uma mistura de ação, aventura e suspense. Ah, e como esse filme tem viradas inesperadas, daquelas que você pensa "Poutzzz, não estou acreditando".

Também quero destacar a produção e a fotografia que realizaram uma reconstrução muito bem feita do cenário maravilhoso de Roma e do Vaticano.

Eu indico! Se me perguntarem, vou dizer que "Sim, é um bom filme". Mas, como li em algumas críticas, se leu o livro não vá achando que é uma réplica do mesmo.

PS: Como sempre digo, gosto de postar quando algo chama minha atenção. E hoje fui surpreendido, após o término do filme, quando metade da sala começou a bater palmas. Nunca vi isso. Provavelmente nenhum deles, assim como eu, não leu o livro. rsrs...

Veja mais:

- Sinopse

- Crítica muito bem ponderada, de quem leu o livro, sobre o filme

- Trailer

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Liberdade de informação? Lei anti-pirataria é aprovada na França.

Assembléia Nacional da França aprovou nessa terça-feira, 12/05, lei anti-pirataria que pretende desconectar a internet de usuários que fizerem download de conteúdo ilegal ou protegido por direitos autorais. O projeto de lei foi aprovado com 299 votos contra 233.

Informações do jornal TheGuardian, indicam que a implementação da nova regra inclui a criação de agência governamental especializada no assunto. O setor deve se chamar Hadopi. Em português a sigla significa “Alta Autoridade para Difusão de Obras de Arte e proteção de Direitos na Internet”.

Internautas que infringirem a lei devem receber até duas advertências da agência, na terceira vez a conexão pode ser interrompida. O usuário pode ficar de 2 a 12 meses sem acesso a internet e sem possibilidade de apelar na justiça. Durante esse tempo, o internauta continua pagando pelos serviços de conexão. O sistema responsável pela realização das advertências deve custar aproximadamente 70 milhões de euros.

O projeto de lei ainda deve ser votado no Senado. Espera-se que até o fim da semana que vem ela já esteja aprovada.

Via Olhar Digital

Veja matéria do Jornal da Globo sobre o caso.

domingo, 10 de maio de 2009

Meu primeiro email foi BOL

Lembra qual foi seu primeiro email na internet (claro, onde mais poderia ser)?

Dias atrás estive relembrando meu passado recente, e isso inclui quando comecei a "navegar" (termo criado na época e usado até hoje pelos nossos pais e avós :) na internet.

Digamos que não sou nenhum usuário primata da internet no Brasil. Mas na época (1998) eram poucos. Meu pai fez assinatura do antigo provedor ZAZ, criado em 1996 e antecessor do TERRA. Lembro que gostava muito do chat, era o que tinha de melhor. Como se diz, BOMBAVA!

Não me recordo se era a assinatura do meu pai, ou se o Zaz liberava apenas um email. Sei que meu pai tinha direito a um email (com o nome dele). Por fim teve um email primeiro que eu (oO). Não que ele usasse, porque até hoje não aprendeu.

Em 1999 fui salvo quando vi essa propaganda. Lembra?



Essa campanha fez parte do lançamento do BOL (Brasil Online), um dos primeiros portais a oferecer serviço de email gratuito no Brasil. No ano seguinte do lançamento, o BOL já tinha seus poucos milhões de usuários cadastrados. Foi moda ter um email, e eu fiz parte disso.

Não me recordo também sobre quem foi pioneiro. Pelas pesquisas que fiz na web o primeiro email gratuito do país, que também é um caso de sucesso, foi o Zipmail.

O portal vem acompanhando as inovações do mercado. Hoje o BOL oferece 4GB de espaço, bem diferente do oferecido inicialmente no seu lançamento, eram assutadores 1MB.

O BOL fez parte da minha vida virtual e de outras milhões de pessoas que usaram e ainda usam o serviço. Mas na internet as coisas mudam rapidamente, outros serviços vão vir e passar, poucos vão ficar.

A popularidade do email já foi ultrapassada pelas redes sociais. Daqui alguns anos vou falar que também usei o Twitter (a rede social da moda).

Veremos o que virá ...