sexta-feira, 30 de abril de 2010

O Santos e o primeiro título estadual do União

Pode não parecer, mas o Santos sim tem haver com o futebol mato-grossense, mais precisamente com o União de Rondonópolis. Ambos hoje representam uma luz no final do túnel, cada um, é claro, com sua representatividade.

Os apelidados "moleques da vila" (referência a idade jovem dos jogadores formados no clube com a sede do Santos) tem jogado muito, na verdade tem encantado a todos que gostam, ou não, de futebol. Muito se fala que esse time é o resgate da essência do futebol brasileiro, que é a arte, a molecagem e alegria (muito diferente do futebol pragmático da Seleção e do São Paulo durante boa parte do tri brasileiro).

Muitos chegam a dizer que o Santos precisa ser campeão para que o resgate não se perca. Eu digo que é difícil, mesmo que não ganhe nada esse ano (quase impossível), será um time lembrado por muito tempo.

Já o União, primeira vez campeão mato-grossense (2010) depois de 37 anos, representa o resgate da seriedade e do profissionalismo do futebol de Mato Grosso. Um campeonato só pode ser profissional quando os clubes também forem.

O União está longe, muito longe, de ser um clube ideal, mas hoje é o mais próximo disso no Estado. Sua torcida é presente e gasta com o time, possui um centro de treinamento digno e investe nas categorias de base, que talvez seja o mais importante de tudo.

Como já postei aqui, alguns clubes podem até montar bons times e ganhar campeonatos, mas um bom time por si só não sustenta e forma um clube. Sem dúvida, o investimento em estrutura e na base é muito mais importante em longo prazo. Espero que os clubes de Mato Grosso entendam isso.

Quero deixar registrado aqui também que não mudei minha opinião sobre a maneira que a TVCA transmitiu o campeonato. Além disso, ninguém ainda sabe ao certo como isso foi negociado com a Federação de Futebol de Mato Grosso. Mesmo assim, a equipe da TVCA que ralou de verdade, merece meus elogios, pois conduziram muito bem o campeonato.

Imagem União: TVCA.

domingo, 25 de abril de 2010

Dica de site: Cabine Celular

Como bom espectador de cinema e viciado apaixonado por internet, é normal que sempre eu conheça sites com o tema. Não são muitos que agradam, mas esse chamou bastante a atenção pela originalidade, carisma e senso de humor.

Conheci recentemente o "Cabine Celular", tornou-se quase que leitura diária nos meus feeds e uma referência de crítica. O nome vem de cabine de imprensa (sessões antecipadas onde os jornalistas assistem para produção de matérias relacionadas ao filmes) e celular que é utilizado para filmagem.

O site é simples, são opiniões postadas em vídeo das estreias no cinema brasileiro. A opinião, sempre com muito conhecimento, carisma e senso de humor do Maurício Saldanha, é feita logo após o término da sessão. E esse é o momento perfeito de se expor a empolgação, admiração, decepção, raiva ou qual for a emoção transmitida pelo filme.

As opiniões são abertas para comentários, como um blog. Assim como eu, tem muita gente que nem sempre concorda com as críticas do Maurício, que é muito natural. O que tem de discussão bacana sobre alguns filmes, gente que escreve parágrafos de defesa.

Caso queira saber mais sobre o site ou o pai da criança, clique aqui.

Minhas críticas preferidas do Maurício Saldanha no site são sobre Avatar, Presságio e Um Sonho Possível. As três representam bem sentimentos diferentes que um filme pode proporcionar.







Url: cabinecelular.com.br

terça-feira, 20 de abril de 2010

Hipocrisia Tricolor

Ainda de ressaca pela derrota humilhante do São Paulo diante do Santos, fui conferir os noticiários para ver as explicações. Para minha tristeza, os problemas do São Paulo no jogo ficaram de lado. Só se falou na declaração a seguir.

"Quando estou em campo, eu saio mais cedo. Quanto estou no banco, entro mais tarde. Joguei menos do que estou acostumado mas, mesmo assim criei boas chances e uma delas foi bem defendida pelo goleiro. Estragaram o que estava certo. Uma das poucas coisas que o time tinha foi tirada. Estou cansado de ser crucificado por outros erros".

Essa foi a declaração do Washington logo após a partida. Esse assunto deve ser analisado por dois pontos de vista. Um deles me diz que o atacante está certo, o outro errado. Vou explicar o motivo.

O W9 está errado por ter feito esse tipo de crítica depois do jogo, ainda na emoção do clássico, para a imprensa. É o tipo de assunto que deve ser falado internamente e não agrega nada quando é aberto em público. É dar assunto para a mídia cair em cima.

Por outro lado ele está muito certo. 99% dos são-paulinos achavam a mesma coisa. Ninguém entendeu a escalação inicial que o Ricardo Gomes optou, cheio de improvisações e volantes. Por qual motivo ele não repetiu a escalação que vinha dando certo, ou então, a do segundo tempo da primeira partida contra o Santos mais o Washington?

Outra escalação poderia não ter feito São Paulo ganhar, até porque o Santos é o melhor time do Brasil na atualidade, mas a maneira medonha como esse time entrou na Vila, acabou com qualquer possibilidade de vitória.

A hipocrisia está grande no Morumbi. Tenho certeza que quase ninguém entendeu a escalação do RG, incluindo jogadores e diretores do clube. É bom o São Paulo se preocupar com o que realmente está acontecendo com esse time e parar com esse "mimimi".

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Piores sites do Brasil e do Mundo

Em função dos posts "Os 4 melhores e piores sites de clubes brasileiros" em 2009 e 2010 muita gente "cai" aqui no blog procurando o termo "piores sites".

Como site é uma coisa que muda muito rápido, nem sempre uma busca simples no Google com o termo "piores sites" pode resolver. É bem possível que o conteúdo esteja desatualizado.

Para ajudar os paraquedistas, aqui vai uma dica de conteúdo que é atualizado diariamente e é colaborativo. Basta seguir no Twitter o perfil @pioressites. Caso você não esteja no Twitter, siga o rss da timeline do perfil.

domingo, 11 de abril de 2010

Dica no site: Define no Google

No começo desse ano postei aqui várias manias que tenho usando o Google, entre elas a de buscar o significado das palavras, exemplo: "significado de paralelepípedo". Isso deixou de ser prático, além de ter que clicar em algum dos resultados, nem sempre tinha êxito.

Recentemente conheci a função "define" no Google, que tem esse objetivo de trazer a definição de alguma palavra, como um dicionário com definições diferentes disponíveis na web.

É simples. Caso digite define: paralelepípedo o Google me retorna:

Definições de paralelepípedo na internet:

Como usar o Google

Aproveitando o assunto, encontrei um pdf (feito pelo @flaviojaps) com várias dicas legais para otimizar as buscas no Google. Baixe aqui.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Modelos de Twitter Corporativo-Feed

Em fevereiro o Fred Fagundes, blogueiro e dono do Quem Matou a Tangerina, postou modelos de Twitter corporativo. Na ocasião ele escolheu os perfis @tvca, @saraivaonline, @pantanalshop e o @superbiglar. Cheguei a comentar que concordava com todos, com exceção do perfil @tvca. Analisei melhor os perfis e além do @tvca também não concordo com o @saraivaonline. Vou explicar o motivo e ainda citar mais alguns.

Como pode ver no título, "criei" a expressão "Corporativo-Feed". Para quem não se lembra, feed vem do verbo inglês "alimentar". Basicamente, é a mesma explicação do RSS, o usuário se inscreve e recebe as atualizações sem precisar visitar o site (metablog). Pois bem, se não me entende, quero dizer que são perfis que são usados apenas para publicar conteúdos do próprio site e promoções, ou seja, você seguir o perfil do Twitter e o feed do site é praticamente a mesma coisa.

Vamos ver alguns exemplos:

@tvca


É um perfil "legal" para se informar, como um feed mesmo. O conteúdo é de qualidade. Destaco também as ações que são bem usadas para alimentar os programas da tv. E é aí que vem minha crítica (construtiva), a interação não é recíproca. Veja o perfil @tvca e veja quantos replies foram feitos, não consegui encontrar um desde 16 de março (até onde procurei). Eu mesmo sempre pergunto alguma coisa e nunca sou respondido.

Com uma simples busca, encontrei dois replies para o @tvca, mas não encontrei nenhuma resposta.


Pode ser que a comunicação seja feita por DM (direct message), mas não foi meu caso. E mesmo que seja, não vejo motivo para não permitir que esse diálogo fique disponível para todos.

@sportv, @saraivaonline e @espnagora

A mesma situação da @tvca serve para esses três perfis. Gosto do conteúdo postado, mas nenhum deles tem um replie sequer recente. Todos funcionam como um feed e no máximo criam ações para gerar conteúdo para seus sites ou programas de tv. Não é por falta de oportunidade, veja a busca por @sportv, @saraivaonline e @espnagora.

Exemplo

Quando penso em mídias sociais sempre gosto de citar o @camiseteria, que na minha opinião é um case de sucesso, desde o modelo de negócio até a forma de utilização das ferramentas na web. Fui à primeira página do perfil do Twitter e encontrei vários replies para seus seguidores. Veja o print abaixo:

O @fseixas, um dos fundadores do Camiseteria, fez um post muito bacana ano passado com dicas de como manter e criar um Twitter Corporativo. Dentre os pontos que ele citou, dois são os que as empresas mais pecam.

1 - Faça broadcast E conversação
Twitter é uma ferramenta de broadcast E de conversação, ou seja, além de servir para espalhar informações e novidades (broadcast) serve também para manter um diálogo entre as pessoas e a sua marca. Se você usar o Twitter só para divulgar notícias e ofertas deixará de aproveitar boa parte do que ele tem a oferecer, nesse caso entrar na conversação e engajar pessoas.

Twitter é uma ótima forma de dar personalidade à sua marca e a conversação é o caminho para isso.

2 - Faça atendimento à cliente
SAC no Brasil é sinônimo de problema, de dor de cabeça. Basta lembrar das experiências com as empresas de celular. Eu acredito que SAC é uma excelente oportunidade de fazer marketing. Se você tem um SAC fantástico, que preza pelo excelente atendimento, o Twitter é uma ótima forma de mostrar isso para o mundo. O Twitter te dá a oportunidade de fazer um atendimento, resolver um problema, publicamente, de forma que outras pessoas podem perceber a qualidade do seu SAC mesmo não tendo precisado contacta-lo.

Mais cuidado! Seu SAC deve ser muito bom. Se seu SAC é muito ruim, melhor nem entrar no Twitter.

Mesmo assim, como ele mesmo postou em seu perfil do Twitter, nada em SM (Social Media) funciona 100%. Acredito muito nisso, ainda é um campo em que todos estão aprendendo. É tudo muito novo.

Quero deixar claro que esse post tem a única intenção de aprofundar a discussão em torno do assunto e não de criticar simplesmente. Os exemplos foram baseados em experiências negativas que tive na ferramenta.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Tecnologia em pauta: "Trote" na Internet

A técnica do trote é antiga, mesmo assim muita gente ainda acredita em tudo que lê ou escuta por aí. Na internet a coisa é pior, a facilidade de trafegar informações e o fluxo é enorme. Fluxo esse que cresceu mais com o sucesso das redes sociais.

O trote normalmente tem um conteúdo polêmico, o que potencializa a viralização (que é hábito do brasileiro, cerca de 69% dos usuários compartilham conteúdo). É preciso tomar cuidado com o tipo de conteúdo que se compartilha, é necessário consultar se é verídico.

Esse ano temos um agravante. Estamos em ano de eleição, a tendência é surgir muita coisa falsa. É preciso redobrar o cuidado e como falei acima, é importante consultar.

O Jornal da Globo publicou uma matéria com esse tema, ao meu ver, muito importante. Veja na matéria abaixo como esse tipo de conteúdo pode dar prejuízo, de vários tipos, para muita gente.



Use e compartilhe muito na internet, mas com responsabilidade.