segunda-feira, 28 de junho de 2010

Trabalho: Centro de Eventos do Pantanal

Há algum tempo não publico meus jobs aqui, já estava na hora de dedicar meu tempo ao "jabá" pessoal. ;)

Bom, vamos lá. Esse trabalho, como a maioria dos publicados aqui, foi desenvolvido dentro da Webcomtexto para o Sebrae Mato Grosso, responsável pela administração do Centro de Eventos do Pantanal.

Como é de conhecimento público, Mato Grosso é um dos Estados que mais cresce no Brasil, que realiza grandes eventos e possui muitas riquezas naturais. O Centro de Eventos do Pantanal faz parte desse processo de crescimento e é um importante instrumento na "divulgação" do Estado. Grande parte dos maiores eventos de Mato Grosso são realizados no local, a estrutura é excelente.

Tamanha a importância do Centro de Eventos não era representada no antigo site (se assim puder ser chamado), demonstrava uma imagem péssima. Era preciso então criar um layout que demonstrasse toda essa importância cultural, turística e econômica do local. Além disso, demonstrar como a estrutura física e localização são excelentes.

O layout foi dividido em dois, imagem e conteúdo. Possui fotos grandes, o que ajuda na personalização das páginas, dá dimensão a página e prende a atenção do usuário com as belas imagens do Estado e da estrutura do local. As principais páginas e assuntos foram divididos em cores diferentes para facilitar a leitura do conteúdo. O site também possui espaço para as ferramentas sociais e uma nuvem de tags com os termos mais procurados, isso é ótimo para atrair os usuários ao clique e conseqüentemente o tempo de navegação aumenta.

Gostei bastante do resultado final e da excelente programação da equipe da Webcomtexto. Confira o layout abaixo ou entre no www.eventospantanal.com.br.

Mais trabalhos no meu Flickr.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

10 tipos de torcedores de Copa

Meu último post também foi sobre a Copa. Escrevi como o futebol, que é considerado o esporte mais popular do mundo, se torna realmente popular a todos é na Copa. E é nesse período repentino que surgem os "torcedores" dos mais variados tipos.

Assisti ao primeiro jogo do Brasil em um bar de Cuiabá, local típico de aglomeração futebolística. Em alguns momentos de ócio, devido à sonolência do jogo, fiquei observando os tipos de torcedores presentes naquele recinto. Consegui listar dez, vejamos:

O Chato/ barulhento

Em tempos da moda vuvuzela (famosa corneta) é o torcedor em alta. É aquele capaz de acabar com o gás da buzina ou com o fôlego com a corneta. É bem possível que ele faça isso sorrindo para você. Normalmente você não escuta a narração do jogo por causa dele. Outro fator interessante é a incrível a cooperação entre os chatos, repare, quando o primeiro começa com o barulho, os demais o acompanham.

O Desinformado

Esse é o torcedor mais típico de Copa do Mundo. Normalmente não torce por nenhum clube, torce pelo Brasil. Conhece três ou quatro jogadores da seleção, aqueles mais conhecidos. É provável que você escute perguntas do tipo: "Que time esse cara joga?" ou "Chuta forte esse cara, quem é?". Mas dou um desconto, o Dunga também é culpado. Eu mesmo não conhecia o Michel Bastos antes da seleção.

O Ansioso

Ansiedade é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário (Wikipedia). Pois bem, são aqueles torcedores que reagem aos ataques do jogo antecipadamente, quase sempre com gritos. Preste atenção, normalmente a bola nem mesmo está na intermediária (posição entre o meio-campo e o gol). Sem querer ser preconceituoso, escuto mais reações femininas nesse momento.

O Bêbado

Esse torcedor pode até gostar de futebol e torcer por um clube, mas nos jogos da seleção ele quer mesmo é beber. É aquele que planeja a "festa" uma semana antes. No dia do jogo começa beber e soltar fogos desde cedo. No momento do jogo já está embriagado, pouco se lembra dos lances no outro dia. É comum torcedores desse tipo jogarem a bebida pra cima no momento do gol, cuidado! Depois do jogo dificilmente vai embora do bar, a não ser para trocar de bar ou buzinar pelas ruas com a latinha na mão.

O Fofoqueiro

Esse torcedor não tem foco e normalmente esquece o lugar onde está. Em qualquer brecha do jogo (substituição de jogadores, por exemplo) ele começa a compartilhar sobre sua última balada, da pessoa que pretende ficar, da briga dos seus vizinhos, da promoção do colega de trabalho, e por aí vai. É bem possível que ele também fique fazendo perguntas sobre sua vida ou de pessoas ou acontecimentos em comum.

O Fanático

Esse torcedor não é capaz de esquecer o clube dele nem mesmo na Copa do Mundo. É muito comum que ele vá aos jogos com a camiseta e que ainda grite o nome do clube ou cante músicas da torcida. Além disso, você pode escutar coisas do tipo: "A seleção joga mês que vem", se referindo ao jogo que o clube vai disputar, ou "Tinha que ser do meu time", se referindo a boa jogada do jogador do clube dele.

O Inquieto


O inquieto é um pouco do ansioso e do chato também. Ele faz muitos exercícios durante o jogo, sempre se levanta na sua frente em caso de perigo de gol. É comum que ele também se levante várias vezes para fazer outra coisa, com ir ao banheiro ou chamar o garçom. Isso independe da situação do local, principalmente da dificuldade de locomoção. É fácil medir se o jogo está bom, ou não, por esse torcedor.

O "Papagaiado"

Pra quem não sabe, papagaiar é deixar algo muito diferente do normal, quase sempre piorar. Sendo assim, o torcedor papagaiado é aquele que espera a Copa do Mundo pra se soltar, se pintar e usar todos acessórios com as cores do Brasil (foto desse post). Vai me dizer que você nunca viu um torcedor com a bandeira do Brasil no capô do carro, de peruca, rosto e unhas pintadas?

O "Reclamão"

Tudo que você precisa para assistir um jogo do Brasil na Copa não está nesse tipo de torcedor. Esse torcedor tira sua concentração durante a partida. Ele reclama de tudo, como se você fosse o culpado por ele estar ali. É muito provável que ele reclame do lugar, do calor, do preço (ele também é pão-duro), do Galvão e por aí vai.

Bem Amigas

O Fantástico tem um quadro chamado "Bem Amigas" onde mulheres analisam qualquer coisa, menos futebol. Isso, infelizmente, também é muito comum em época de Copa. Quem nunca ouviu coisas do tipo: "Nossa, esse jogador é mara", "Ai, que dó dele", "Você viu a perna dele?" ou "A melhor hora do jogo é na hora do hino". Paciência. Vendo pelo lado bom, o número de mulheres que realmente gostam de futebol tem aumentado.

Bom, são esses os "personagens" que consegui identificar em 90 minutos de Brasil na Copa (alguns deles também aparecem em finais de campeonatos de clubes).

Ps.: Pra falar a verdade, cada um tem um pouco dessas características. Fazem parte da graça do futebol. =)

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Copa do Mundo: A popularidade do futebol

Na última semana (precisamente dia 11/06) começou a maior competição do esporte mais popular do mundo (na África do Sul). Pelo menos é assim que afirma a Wikipédia e os mais de 400.000 resultados do Google sobre o Futebol.

A seleção brasileira estreou na última terça-feira (15/06), contra a Coréia do Norte. Fui assistir ao jogo em um bar de Cuiabá. Não foi fácil, consegui parar na 4a opção (nesse momento a namorada já pensava em desistir). Estava tudo lotado, o trânsito um caos. Parece-me que 90% da população teve a mesma ideia e foi ver o jogo fora de casa. Imagino que isso aconteceu em todo o Brasil.

Pensando nisso, cheguei a uma conclusão. O futebol pode até ser o esporte mais popular do mundo, mas o esporte em si não é tão popular assim. Pense comigo! Popular, dentre seus significados, quer dizer: do povo; comum a todos. Agora pergunto: Em qual momento, fora a copa do mundo, o futebol se torna comum a todos? Não existe. Só na copa a população se mobiliza tanto pelo futebol, capaz de parar tudo, inclusive o expediente (rs). Essa "paixão" vem de vários motivos: gosto pelo futebol, festa, questão social, tradição, reunião de família, etc. Não tenho dúvidas, a popularidade do esporte mais popular do mundo é a copa.

Essa popularidade (repentina) faz surgir "personagens" diversos. Muitos engraçados, outros chatos, alguns desinformados, barulhentos, etc. Isso dá um post. Conto aqui depois como foi a experiência no bar onde assisti o jogo.

terça-feira, 1 de junho de 2010

F1 2010 e Prost x Senna eterno!

Faz tempo não posto sobre Fórmula 1 aqui. O Rubinho não me inspirou muito ano passado. Nesse ano estou acompanhando com gosto, apesar do Massa e a Ferrari não estarem bem e os horários das corridas não estarem ajudando muito.

O campeonato desse ano tem pelo menos seis pilotos com possibilidade de título (o Massa no limite). Em sete corridas, cinco pilotos ganharam, apesar da Red Bull se mostrar superior nesse momento.

A quantidade de ultrapassagens também tem me agradado muito. Melhor ainda quando a disputa de posições é entre pilotos da mesma equipe. Na última corrida, na Turquia, duas boas brigas entre os pilotos da Red Bull e McLaren. Na primeira, um desastre, os dois se chocaram com uma "dobradinha" quase garantida. Na segunda, uma bela briga dos últimos campeões mundiais.

Vettel x Webber


Hamilton x Button


Essas brigas me lembraram muito dos grandes momentos de Prost X Senna. Quantos duelos incríveis! Veja abaixo o vídeo com alguns desses momentos.