segunda-feira, 30 de julho de 2012

Anuncie mais e melhor

Dizer que uma mídia vai matar a outra é achismo. Dizer que a internet não para de crescer é obviedade. Porém, dizer que a internet vai superar o jornal e, principalmente, a TV, como a mídia mais consumida, me parece algo novo no Brasil. Veja abaixo o gráfico de uma pesquisa recente da IAB Brasil.


Em virtude disso, é normal que o mercado acompanhe essa tendência. É muito provável que, com os números previstos para este ano, a internet se consolide como o segundo meio de comunicação mais importante para investimentos de publicidade.

Houston, temos um problema!



Como a vida não é feita só de flores,  as empresas, de uma maneira geral, ainda não estão preparadas para investir como devem na internet. Seja por insegurança, dúvida quanto ao retorno, falta de informação, experiência ruim, pensamento atrasado, etc.

Veja um caso de Mato Grosso. É normal encontrar o mesmo anunciante em mais de um portal de notícia, que possuem uma linha editorial muito parecida e que praticamente possuem o mesmo público, uns com mais, outros com menos acessos que o outro. Veja este exemplo simples. Quem visitou este site, também visitou este, este e este.

E eu te pergunto: Para que tanto investimento “no mesmo lugar” sem um retorno satisfatório?

Nada contra os portais de notícias, que possuem um bom número de visitantes e são realmente populares no nosso mercado, mas não faz sentido investir tanto em publicidade, atingindo as mesmas pessoas. É preciso diversificar, mas com foco. O que a internet tem de melhor é a precisão para atingir o seu público.

Um exemplo: Escolha um desses sites mais populares de notícias, aquele que mais lhe agrade editorialmente, e, em vez de anunciar em um concorrente, use a mesma verba para diversificar, como anunciar no Google Adwords ou no Facebook Ads, investir em SEO para melhor posicionar o seu site ou ainda anunciar em um site/blog segmentado (em breve uma lista de recomendações), com assuntos específicos e que tenha relação com sua região, marca ou campanha. Sim, é possível fazer isso tudo com o mesmo investimento.

As chances de atingir um número maior de pessoas que possam de alguma maneira interagir com a sua marca são maiores. O retorno é muito melhor.

As possibilidades de publicidade online são diversas. Não fique preso a formatos de outras mídias. Pesquise ou procure se informar com profissionais da área sobre as melhores maneiras de investir. E quando investir, se não for por conta própria, exija da agência ou do veículo responsável que forneça todos os relatórios com o retorno do investimento. Na internet é possível mensurar tudo!

Post publicado originalmente no Papo Criativo.

0 comentários: