quinta-feira, 11 de novembro de 2010

11 coisas que aprendi no Twitter

Quero esclarecer que esse post não é uma trollagem a ninguém, são apenas dicas de um viciado (de web) que já apanhou bastante nessa ferramenta chamada Twitter. Espero que sirva para alguém, são elas:

#1 - Twitter is not a chat


Twitter é uma rede social? Talvez. Na verdade ninguém sabe ao certo o que é o Twitter, mas de uma coisa tenho certeza: Não é chat.

Sem a intenção do trocadilho, o Boombust postou uma definição perfeita: Usar o Twitter de chat é chatice.

Adote essa campanha. Caso você tenha um amigo que posta de forma compulsiva, passe esse papel de parede ou compre um plástico bolha para ele.

#2 - Minha vida íntima pouco interessa

Um perfil no Twitter tem por princípio a pessoalidade, claro, inclusive as empresas deveriam dar um tom mais pessoal algumas vezes em seus perfis.

É bacana saber o comentário de uma pessoa sobre um show, programa de tv, comida ou mesmo uma experiência maluca. Infelizmente nem sempre é assim, muita gente, assim como já fiz, confunde pessoalidade com intimidade. Aí já viu, sai mensagens do tipo "fui escovar os dentes", "já volto, vou ao mercado", "no banho", "volteiiii", "estou comendo doritos", etc.

O mais incrível, tem gente que faz isso todos os dias, posta as mesmas mensagens. É como um Big Brother, você nem mora com a pessoa, mas já parece íntima.

#3 - Ser direto


É besteira usar o Twitter para mandar indiretas, sou exemplo disso. Possivelmente a mensagem pode ser mal interpretada e até atingir pessoas que não tenham nada haver com o assunto.

Caso precise se "acertar" com alguém, fale diretamente com a pessoa. O próprio Twitter possui a opção de DM (direct message).

Se for preciso se pronunciar publicamente, é melhor refletir sobre o assunto e postar em algum lugar com mais de 140 caracteres. As chances de ser mal interpretado é bem menor.

#4 - Não provocar

Essa é uma das piores coisas de se fazer, não só no Twitter, mas na vida pessoal. Na internet esse tipo de pessoa é chamada de Troll.

É um costume dos Trolls criar mensagens polêmicas e depois fugir da discussão que foi gerada. Esse tipo de pessoa influencia que outras cometam o erro do item #3, as indiretas.

Tem coisa mais chata que ficar acompanhando discussão sem fundamento?

#5 - Nada de fanatismo

Esse tópico não serve para aqueles que têm dois perfis, profissional e pessoal. Como quase ninguém tem, acho válido.

Você, como eu, que usa um perfil para se comunicar com amigos, clientes e parceiros, muito cuidado! É preciso se conter na hora de torcer por seu time, defender seu político, religião etc. Lembra do cara que foi demitido por falar de uma forma agressiva sobre futebol?

Quem não se cuida, certamente passa a imagem de arrogante, preconceituoso, mal educado, e por aí vai.

#6 - Eu não sou foda

O Twitter não serve para se auto-elogiar ou se promover o tempo todo. Na internet, partimos do princípio que todos são iguais. Relevância na internet está mais ligada a presença digital do que a qualidade profissional da pessoa ou empresa.

Quem nunca deixou de seguir um grande profissional ou uma grande empresa?

#7 - Parar de seguir

Normalmente quem entra no Twitter logo procura para seguir seus amigos, colegas de trabalho, empresas que mais gosta etc. Até aí tudo bem, mas a ferramenta não é exatamente como na vida pessoal. É bem possível que um amigão teu exagere demais, faça brincadeiras sem graças ou poste demais. Não se sinta obrigado a seguir alguém, por mais próximo que seja. Isso não significa que deixou de gostar ou admirar a pessoa, apenas que não concorda ou não gosta do que ela posta.

Uma boa dica é criar listas, assim você evita se incomodar.

#8 - Responder

Caso não queira parecer arrogante e alguém quiser conversar com você, responda. Você pode até não seguir a pessoa, mas por algum motivo ela te segue e gosta do que posta. Por que não retribuir, ao menos, respondendo?

#9 - Participar menos de promoções

Quem não gosta de uma promoção? Quem não quer ir para uma festa ou cinema "na faixa"? Todo mundo gosta, mas é importante ser moderado para não se tornar um "caça-promoção".

Pense se realmente vale a pena participar. Se você não gosta de futebol, por exemplo, por que irá concorrer a uma camiseta de time? É chato, muito chato, ver sua timeline lotada de tweet promocional.

Aquela máxima, ao menos no Twitter, que de graça até injeção na testa, não vale pra mim. Isso pra mim cheira oportunismo e diz muito sobre a pessoa.

#10 - #usarmenostags

#nemtudoquesepostamereceumahashtag #anaoserparaencherlinguicaouapacienciaalheia.

#11 - Evitar o #mimimi

Pra quem não sabe, #mimimi é hashtag usada no Twitter para aquelas pessoas sem senso de humor, politicamente corretas ou reclamam de tudo. Eu sigo um jornalista, por exemplo, que reclama toda semana que vai cobrir um jogo, na visão dele, fraco.

É lógico que todo mundo tem seu lado #mimimi, uns mais aflorados que outros, mas se sua vida é uma merda droga, você odeia seu serviço, o Twitter não é o melhor lugar pra se queixar o tempo todo e muito menos pra descontar raiva. Procure um psicólogo!

Aproveitando seu tempo, que tal me seguir?

0 comentários: