quarta-feira, 16 de junho de 2010

Copa do Mundo: A popularidade do futebol

Na última semana (precisamente dia 11/06) começou a maior competição do esporte mais popular do mundo (na África do Sul). Pelo menos é assim que afirma a Wikipédia e os mais de 400.000 resultados do Google sobre o Futebol.

A seleção brasileira estreou na última terça-feira (15/06), contra a Coréia do Norte. Fui assistir ao jogo em um bar de Cuiabá. Não foi fácil, consegui parar na 4a opção (nesse momento a namorada já pensava em desistir). Estava tudo lotado, o trânsito um caos. Parece-me que 90% da população teve a mesma ideia e foi ver o jogo fora de casa. Imagino que isso aconteceu em todo o Brasil.

Pensando nisso, cheguei a uma conclusão. O futebol pode até ser o esporte mais popular do mundo, mas o esporte em si não é tão popular assim. Pense comigo! Popular, dentre seus significados, quer dizer: do povo; comum a todos. Agora pergunto: Em qual momento, fora a copa do mundo, o futebol se torna comum a todos? Não existe. Só na copa a população se mobiliza tanto pelo futebol, capaz de parar tudo, inclusive o expediente (rs). Essa "paixão" vem de vários motivos: gosto pelo futebol, festa, questão social, tradição, reunião de família, etc. Não tenho dúvidas, a popularidade do esporte mais popular do mundo é a copa.

Essa popularidade (repentina) faz surgir "personagens" diversos. Muitos engraçados, outros chatos, alguns desinformados, barulhentos, etc. Isso dá um post. Conto aqui depois como foi a experiência no bar onde assisti o jogo.

0 comentários: