segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Senna - O Brasileiro. O Herói. O Campeão

Há muitos dias, desde setembro, mês em que foi lançado o trailer, estava muito ansioso pra assistir o documentário britânico sobre o Senna. Hoje tive essa felicidade, precisamente 107 minutos de contemplação.

Não assisti o documentário na melhor das estruturas. Infelizmente só tive uma opção, aliás, Cuiabá ainda peca no quesito cinema, que fique registrado.

Esse post é mais do que costumo fazer aqui, muito mais que uma pretensão de comentar um filme, é um depoimento, emocionado, sobre uma pessoa e profissional que foi (é) exemplo e representou (representa), muito para o Mundo e mais ainda para o Brasil, País que é carente de ídolos e que na época, principalmente, vivia um momento muito complicado.

O título do documentário é perfeito (cartaz acima). Senna foi mais que ídolo, foi herói e campeão, que tinha muita vontade de vencer e defendia seus princípios acima de tudo. Como o Rica Perrone disse aqui e me identifiquei, o Senna foi o "sujeito" que eu gostaria de ter sido e imagino que outras milhares de pessoas.

Falando agora especificamente sobre o filme, achei sensacional a maneira da qual foi criado e narrado. É um documentário diferente do habitual, foi narrado e editado com milhares de imagens de arquivos da época, algumas imagens clássicas, como os duelos com o Prost, e muitas inéditas dos bastidores, como reuniões "quentes" de pilotos com o Presidente da FIA na época.


A vida desse "sujeito" daria muito mais que 107 minutos. Certamente muita coisa ficou de fora, mesmo assim, torci, sorri, me surpreendi e emocionei novamente, como se tivesse voltado no tempo e vivido tudo aquilo com o nosso "Ayrton Senna do Brasil", assim como muitos outros, inclusive na sessão que fui. Qualquer brasileiro que preze os ídolos desse País, deveria ir para o cinema correndo! Esse "sujeito" foi muito mais que um excelente piloto de Fórmula 1 que tinha prazer de falar do Brasil...

Veja esse post do Rica Perrone e o vídeo abaixo do Maurício Saldanha, dois outros fãs do Senna que também se emocionaram.



O trailer oficial é esse:



Ps.: Só uma questão: Esse lindo documentário precisava ter sido feito por um britânico (nada contra) e depois de 16 anos?

1 comentários:

Hiedo B. disse...

Buenas....

Senna o maior brasileiro da história.... Estava louco pra ver esse Filme...

mas fiquei ainda mais louco quando fiquei sabendo que talvez não passe aqui no cinema da minha cidade(Passo Fundo-RS). Até agora nenhum sinla que irá passar....