terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Os 4 melhores e piores sites de clubes brasileiros

Gosto muito de internet, especificamente de sites. Gosto muito também de esportes, mais do futebol.

Unindo essas minhas duas paixões resolvi visitar os sites de clubes brasileiros, da série A do campeonato brasileiro 2009, para fazer uma análise de como andam tratando essa importante ferramenta de comunicação com os torcedores, imprensa e investidores.

Para não ficar muito superficial, dividi a análise em três quesitos:

Layout - Estética, cores, diagramação.

Conteúdo - Atualizações, quantidade de informações, estrutura do conteúdo.

Originalidade - Novidade e diferencial.

O resultado saiu da soma dos 3 quesitos, cada um com valor de 10 pontos. Segue o resultado:

Os melhores

1 - 29 pontos - Grêmio (www.gremio.com.br)
Agência: W3haus


Um dos destaques do site do Grêmio é o layout, é o mais bonito de todos. A combinação de cores bem como a diagramação e estrutura do conteúdo estão totalmente adequadas. Gostei bastante do box "Grêmio Mania", que adaptado ao layout mostra alguns produtos em destaque da loja oficial. O clube junto com a agência foi o primeiro no Brasil a criar um Widget com notícias, resultados e informações da loja virtual.

2 - 28 pontos - Atlético PR (www.atleticoparanaense.com)
Agência: Midia Web


O site do Atlético Paranaense se destaca pela originalidade. Além dos serviços de multimídia (tv, rádio, wallpapers e fotos) que a maioria dos sites de clubes utiliza, possui ainda um histórico de todas as competições que participa, um site dedicado à humor, detalhes gerais das próximas partidas, colunas alimentadas quase diariamente, fotolog, etc.

3 - 27 pontos - Coritiba (www.coritiba.com.br)
Agência: Bruc Internet


O site do Coritiba também possui um layout muito bom. O conteúdo é atualizado diariamente com vídeos, notícias e fotos de diversos assuntos relevantes ao clube. Possui também várias informações (vídeos, matéria, ficha do jogo, fotos, informações sobre o local, etc) sobre a última e as próximas partidas do time. Outros dois destaques são os conjuntos de blogs, do futebol ao departamento médico e o hotsite do centenário.

4 - 26,5 pontos - Internacional (www.internacional.com.br)
Agência: Pro Corporate


O Internacional possui um dos sites mais leves, tanto no tempo de carregamento do site quanto no layout. O conteúdo merece destaque, além da quantidade de informações da história do clube, o site é atualizado várias vezes ao dia com notícias. É um dos únicos clubes que divulga e investe em "Cultura", no site é possível acompanhar todos os projetos encabeçados pela instituição.

Os times do sul foram os que mais destacaram nessa avaliação, não é a toa que as empresas de Web da região se destacam no mercado nacional, como é o caso da W3haus (agência digital do Grêmio).

Além de destacar a qualidade dos trabalhos das agências, é preciso destacar também o investimento que os clubes do sul fazem, o que demonstra a importância da internet no relacionamento com seus torcedores e investidores.

Os piores

1 - 17,5 pontos - Santo André (www.ecsantoandre.com.br)
Agência: Compunet


O site do Santo André tem a pior estrutura e o pior layout de todos. O conteúdo sobre a história do clube é razoável. A atualização é fraca, o site quase não muda, principalmente as notícias. Os únicos meios de interatividade com os usuários são: um cadastro de newsletter e um formulário de contato.

2 - 21 pontos - Avaí (www.avai.com.br)
Agência: D2K


O layout e a estrutura são bons, utilizou não muito bem a mesma idéia de grama no fundo do site do Grêmio. O conteúdo é razoavelmente atualizado. Não possui nenhum tipo de serviço que torne o site original.

3 - 22 pontos - Atlético MG (www.atletico.com.br)
Agência: Addx


O layout a princípio é bom, mas é muito cansativo. A estrutura é muito confusa, o que faz com que os usuários se percam durante a navegação. O conteúdo do site é bom. As atualizações de notícias, fotos e vídeos são frequentes. Possui também um bom conteúdo sobre a história do clube.

4 - 22,5 pontos - Vitória (www.ecvitoria.com.br)
Agência: SetWeb


A proposta do layout é boa, mas com a falta de informações principalmente na home, fazem com que o site se torne muito vazio e pouco interessante. A organização e estrutura das páginas internas são boas, o que deixa fácil a navegação pelo conteúdo, principalmente da história do clube. Possui apenas dois meios de interatividade com os usuários: um cadastro de newsletter e uma enquete.

5 comentários:

Anônimo disse...

Faz sentido...

Pelo menos nisso a fase é boa.

=)

Anônimo disse...

VOCÊ + WEB + FUTEBOL
Amo muito tudo isso!!!

De fuder esse post. Mandou muito bem!

=*

Anônimo disse...

Cara, legal o post, diferente e bem voltado para web/futebol.
Jah tinha visto alguns sites dos clubes e achei o do gremio mto bom tbm...

Anônimo disse...

Acho que ainda faltam muitos clubes acordarem para mídia online. Creio que faz toda a diferença, um exemplo são os aplicativos para Orkut de times, são o maior sucesso!!

Curti o seu blog, parabéns!

Abraço!

Anônimo disse...

veja agora o site novo do vitoria.
www.ecvitoria.com.br, duvido que nao entre na lista dos melhores