quinta-feira, 30 de julho de 2009

Brasileirão de luxo

Nunca foi novidade para ninguém que o futebol brasileiro é o maior exportador de jogadores para o futebol mundial. Os jogadores cada vez mais têm saído prematuramente. Muitos sem ao menos jogar em uma equipe profissional.

Os grandes clubes europeus como Real Madrid, Manchester, Arsenal, Barcelona, Bayern de Munique, Inter de Milão, Milan, Lyon, entre outros, sempre investiram em grandes jogadores brasileiros. Isso também nunca foi novidade.

Mas uma coisa me chamou atenção. Entre os clubes de todo mundo, os maiores da Itália tem investido massivamente (ou excessivamente) em brasileiros. É enorme a quantidade de jogadores do Brasil que foram contratados ou que já atua em Juventus, Milan, Inter de Milão e Roma. Detalhe: quase todos jogam ou já jogaram pela seleção brasileira.

Dúvida? Vamos aos jogadores:

## Inter de Milão
Julio Cesar (Goleiro)
Maicon (Lateral direito)
Lucio (Zagueiro)
Mancini (Meio campo)
Thiago Motta (Meio-campo)
Kerlon (Atacante)

## Roma
Julio Batista (Meio-campo)
Taddei (Meio-campo)
Cicinho (Lateral direito)
Juan (Zagueiro)
Doni (Goleiro)

## Juventus (melhor site dentre eles)
Diego (Meio-campo)
Felipe Melo (Meio-campo)
Amauri (Meio-campo)

## Milan
Dida (Goleiro)
Thiago Silva (Zagueiro)
Ronaldinho (Atacante)
Pato (Atacante)

Isso sem contar os outros clubes de menor expressão. A temporada 2009/2010 do italiano, sem dúvidas, será um grande "Brasileirão de luxo". Bom para os clubes italianos, ruim para o futebol italiano.

terça-feira, 28 de julho de 2009

São Paulo. Te odiei por quase um segundo

Descobri o texto a seguir no perfil de um conhecido do Orkut. É um texto maravilhoso sobre a decepção momentânea pelo clube de coração (no caso, meu São Paulo :), mas que o amor persiste apesar de tudo.

Caso eu consiga descobrir o autor, posto o nome dele aqui. Segue abaixo o texto.


Te odiei por quase um segundo quando perdeste aquele pênalti.
Mas te amarei pela eternidade graças a sua personalidade, sua devoção, pelas glórias e conquistas.

Te odiei por quase um segundo por não ter chutado ao gol como todo centroavante o faz.
Mas te amarei pela eternidade por “aquele” passe no mundial e por ser um exemplo de humildade e dedicação.

Te odiei por quase um segundo na falta de marcação, de objetividade e de mesmo sabendo que és superior ao adversário, não teve forças para reagir.
Mas te amarei pela eternidade pelos momentos de entrega e dedicação nas numerosas conquistas.

Te odiei por quase um segundo por não ter substituído quando era preciso.
Mas te amarei pela eternidade porque sei quem foi teu Mestre e que segue com louvor as tuas pegadas.

Te odiei por quase um segundo por não dar num momento difícil o apoio que todos os fortes e grandes guerreiros merecem nestas horas.
Mas te amarei pela eternidade pela sua beleza, sua festa, sua alegria e por aquela invasão de 1992 marcada na retina dos meus olhos e na memória das minhas alegrias.

Te odiei por quase um segundo por não ter feito uma defesa simples e ter falhado causando um gol do adversário.
Mas te amarei porque tem minha confiança, minha devoção e meu respeito por ter nos dado o Mundo.

Te odiei por quase um segundo quando perderes para um clube sem expressão.
Mas te amarei pela eternidade por ter superado os maiores clubes do mundo.

Desculpe-me se te odiei, mas foi por quase um segundo.
Mas te amarei pela eternidade porque é a razão de muitas alegrias e felicidades na minha vida.

Meu glorioso e amado São Paulo Futebol Clube
Conte sempre...
Conte sempre comigo!

terça-feira, 21 de julho de 2009

A "referência" Globo.com

Vou começar o post com o significado de referência no dicionário.

Referência - O ato ou efeito de referir;

Referir - mencionar, citar, fazer alusão;

Pronto! Agora entendemos que referência nada tem haver com cópia (Imitação; plagiato). Às vezes acho que as pessoas deveriam andar com um dicionário embaixo do braço.

Por que raios as pessoas confundem tanto referência com cópia? Será preguiça? Falta de tempo? Falta de criatividade? Pensamento bairrista (ninguém vai descobrir)? Nenhuma delas é justificável.

Achei esse pertinente trecho em um blog. "Referência é algo que indica um caminho. Se for pra fazer um trabalho igual a outro que já está pronto é melhor contratar quem fez o primeiro, afinal, auto referência não é cópia. Será????" (Tiago Alves).


Dias atrás o @pinceladasnaweb twitou o site www.anamt.org.br como se fosse o novo site da Globo.com. Uma ironia (claro) para criticar a cara de pau do desenvolvedor de copiar até mesmo o código fonte da Globo.com. Vergonhoso! Depois da repercussão, alguém mandou um email para o desenvolvedor se tocar e alguns dias depois retiraram algumas coisas do site. Era muito mais idêntico.

Pensei, esse desenvolvedor deve ser mais um bairrista, que achava que ninguém iria descobrir. Mas engano meu. Dias atrás fui ver a programação da Tv Band no www.band.com.br e me deparo com uma home com a cara da Globo.com. Lembrei na hora!



A diferenciação das cores nos canais é quase que idêntica. A disposição e cores da parte inferior também são quase iguais. PQP! A Band não é a ANAMT que o bairrista copiou (o que não justifica a cópia). É um dos maiores canais de tv do Brasil, merecia algo no mínimo mais original.

Concordo que a "Globo.com" é um dos melhores portais que conheço. É um case de sucesso. A arquitetura da informação é ótima, a disposição e flexibilidade de conteúdo também. Sem dúvidas é uma "referência", isso não há como negar. Mas copiar já é demais.

Se ainda fossem mais discretos como o IG - www.ig.com.br - que também lembra alguma coisa.

É isso, referência definitivamente não é sinônimo de cópia ;)

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Dica de site: Goal.com

Essa dica de site vai para aqueles que não gostam apenas do seu time de coração. Essa vai para fanáticos por futebol, que sentem prazer em assistir uma boa partida independente do time e do lugar no mundo. E por isso, a maioria gosta de estar por dentro de tudo que acontece nesse universo.

Se você é um desses fanáticos, o megaportal Goal.com é o site ideal. Nele você encontra notícias, tabelas e especiais (colunas com opiniões, seleções de todos os tempos com temas específicos, etc) sobre os melhores e maiores campeonatos, clubes e seleções do mundo.


É possível ainda encontrar no site jogos em tempo real (placar e detalhes técnicos da partida), galeria de fotos e vídeos, uma atualizada lista de transferências de jogadores do mundo inteiro, busca de clubes e jogadores com detalhes de cada um.

O termo "megaportal" que usei acima não foi nenhum exagero. Além de todo conteúdo que mencionei acima, o site ainda possui mais de vinte versões de língua diferenciadas (italiano, espanhol, inglês, francês, entre outras).

É meu rss preferido sobre futebol. Possui também uma versão para celular.

Entre agora no site e não passe mais vergonha nas rodas de bar com os amigos. Boa navegação. :)

www.goal.com

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Trabalho: Portal Preserve MT

Layout também desenvolvido na Webcomtexto para o "Preserve MT" (o maior portal de preservação de Mato Grosso). O layout ficou clean, tem estrutura e organização de conteúdo bem definidos e uma cor chave, que é fácil de ser alterada, caso a campanha da vez mude (a atual é contra as queimadas) e necessite de alteração.

O Portal "Preserve MT" tem o intuito de conscientizar e informar a população das diferentes formas e ferramentas possíveis. Além disso, busca aproximar cada vez mais a sociedade em geral com o poder público.

Como dito no post anterior sobre o "Preserve MT". O movimento também está presente em outras ferramentas, nas redes sociais como o Youtube, Flickr, Netvibes, Orkut, Delicious e Twitter.

Layout Portal Preserve MT

terça-feira, 7 de julho de 2009

Identidade Ceni

O futebol do São Paulo 2009 anda preocupando muita gente, mais ainda os torcedores realistas, assim como sou. Ninguém sabe ao certo o que acontece no Morumbi. Todos se perguntam como o mesmo time de 2008 com alguns reforços pode cair tanto de produtividade. Tudo bem que o São Paulo 2008 não foi um grande time, mas foi regular quando tinha de ser. Ganhou o difícil Brasileirão do ano passado na última rodada, depois de dois campeonatos brasileiros seguidos.

Todos os dias acompanho notícias do clube, assisto aos jogos, mas não vejo nada mudar. Não tem quem fale pelo time. Estive pensando sobre a saída do Rogério do time (saída forçada pela contusão). Não pode ser mera coincidência ele fora e o time capenga, sem liderança e sem atitude como está.

Lendo o blog do Neto (corintiano, mas até certo ponto muito sensato) achei um post sobre o Rogério Ceni onde ele diz exatamente sobre a falta que está fazendo o capitão. Concordei plenamente com o post.

Leia o post na íntegra:


Estive comentando a transmissão de Coritiba e São Paulo e pude constatar mais uma vez que o Tricolor está totalmente sem identidade desde a lesão do Rogério Ceni. Quando o placar marcava 2 a 0 eu via os jogadores dentro de campo cabisbaixos. Não vi a raça e a vontade de outros tempos. O curioso é que o time dentro é praticamente o mesmo que iniciou bem o ano. Aliás, é praticamente a mesma equipe Tri-campeã Brasileira. Por isso ficou tão nítida a falta do goleiro titular. O Rogério pode não ter a mesma explosão física de antes. Talvez nem seja o mesmo camisa 1 virogoso de antes. Mas no futebol, a presença e a atitude de um líder no gramado como ele são coisas fundamentais. Fora que o Rogério é a cara do São Paulo vencedor. O retorno dele não é só importante para o time tecnicamente, é necessário para dar de volta ao Tricolor a imagem de um time campeão.


Blog do Neto (link do post)


É claro que ele não é a solução de todos os problemas. Mas que ajudaria muito isso não tenho dúvida alguma.