quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Dica para se acostumar com o acordo ortográfico e melhorar sua forma de escrever na internet

Ontem, em mais uma madrugada no twitter, li um tweet do Carlos Merigo (@cmerigo - Blogueiro do Brainstorm #9) que identifiquei bastante.

O Merigo twittou sua falta de costume em escrever "ideia" (sem acento), uma das palavras que mudaram sua escrita com o acordo ortográfico. Ele, como eu e imagino que muita gente, ainda não se acostumou com esse acordo. A dificuldade existe até para quem anda se preparando, afinal existe o costume também.

Para aqueles que usam Firefox, uma dica excelente (indicada pelo @cmerigo) é usar a extensão Verificador Ortográfico pt-BR. É um dicionário de sinônimos (atualizado com as novas regras do acordo) que grifa as palavras erradas que você escreve nos formulários por onde navega, como o desenvolvedor (Vinícius Della) relata em seu blog.

Baixe agora, tenho certeza que vai ser uma ferramenta muito útil para ajudar na adaptação do acordo, que será obrigatório a partir de 2012, e também melhorar sua forma de escrever na internet (largue aquele vício de escrever como nos chats).

Agora se você usa IE (Internet Explorer) só lamento...

0 comentários: