Esse post é uma analogia dos meus poucos anos de experiência (rs) no mundo da solteirice com o mundo das empresas e suas relações de amor e ódio com os clientes.
Muito se fala hoje em qual o modelo de negócio que funciona nas empresas e nos novos negócios. Você não vai encontrar isso aqui, desista, se eu soubesse tava rico. Quem dera se tivesse criado o modelo da Threadless ou ter apostado como a Camiseteria em uma oportunidade de trazer para o Brasil o modelo estrangeiro (em ambos quem toca a empresa é o cliente).
Pensando no dia-a-dia de muita empresa, notei que o relacionamento das empresas com os clientes tem muito haver com os relacionamentos afetivos. Nesse caso, a analogia é com os relacionamentos do dito "Garanhão" (termo usado para normalmente para um bom cavalo reprodutor e que é usado coloquialmente para aquele homem que conquista todas as mulheres que quer).
Segue minhas
- Nunca se apaixona por cliente algum, por melhor e maior que ele seja, pois sabe que vai ser traído um dia.
- Apesar de não se “apaixonar” pelos clientes, sempre diz que está. Clientes gostam de serem paparicados, principalmente aqueles que se acham maiores.
- Paparicar faz parte, mas nunca exagera. Caso contrário o cliente toma conta e a empresa passa a viver em função dele.
- Entende e se faz entender que nem sempre o cliente tem razão.
- Não entrega emails e telefones dos funcionários ou fornecedores pra qualquer cliente. Pode parecer que não, mas tem ciúme.
- Se garantem. Mas não necessariamente agradam sempre.
- “Pega” vários clientes pequenos por necessidade, mas sempre divulga seus clientes maiores (mesmo sendo chatos) para parecerem que estão na “crista da onda”, eles dão status.
- Dificilmente rejeita cliente. Sabe que um dia pode precisar dele.
- Quando a fase é boa tem problemas para atender todos os clientes da mesma maneira. Isso porque gosta de se dedicar integralmente a cada um deles, principalmente aos mais novos.
- Normalmente termina suas relações na paz. Sabe que o cliente pode se arrepender um dia, e aí pode pensar se vai pegar novamente. Isso faz bem pro ego.
- Sabe que tem muita empresa de olho nos seus clientes ou seus jobs (“furar seu olho”). Afinal quem é bom, é visado.
É isso! Que os formados em administração não leiam isso. Em breve alguma analogia, nada barata, com algum outro tipo de relacionamento afetivo. :)
Vale ler: "Clonagem" de modelos de negócio.
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