terça-feira, 25 de agosto de 2009

Modelo de negócio “Garanhão”

Muitos vão ler o título desse post e pensar "que porcaria é essa?". Respondo dizendo que é uma porcaria que não é fundamentada em nenhum estudo científico, além do que, muitos estudos não servem absolutamente para nada mesmo.

Esse post é uma analogia dos meus poucos anos de experiência (rs) no mundo da solteirice com o mundo das empresas e suas relações de amor e ódio com os clientes.

Muito se fala hoje em qual o modelo de negócio que funciona nas empresas e nos novos negócios. Você não vai encontrar isso aqui, desista, se eu soubesse tava rico. Quem dera se tivesse criado o modelo da Threadless ou ter apostado como a Camiseteria em uma oportunidade de trazer para o Brasil o modelo estrangeiro (em ambos quem toca a empresa é o cliente).

Pensando no dia-a-dia de muita empresa, notei que o relacionamento das empresas com os clientes tem muito haver com os relacionamentos afetivos. Nesse caso, a analogia é com os relacionamentos do dito "Garanhão" (termo usado para normalmente para um bom cavalo reprodutor e que é usado coloquialmente para aquele homem que conquista todas as mulheres que quer).

Segue minhas bobagens observações, de um modelo de negócio que funciona (ou não) pra muita gente ou empresa por aí.

- Nunca se apaixona por cliente algum, por melhor e maior que ele seja, pois sabe que vai ser traído um dia.

- Apesar de não se “apaixonar” pelos clientes, sempre diz que está. Clientes gostam de serem paparicados, principalmente aqueles que se acham maiores.

- Paparicar faz parte, mas nunca exagera. Caso contrário o cliente toma conta e a empresa passa a viver em função dele.

- Entende e se faz entender que nem sempre o cliente tem razão.

- Não entrega emails e telefones dos funcionários ou fornecedores pra qualquer cliente. Pode parecer que não, mas tem ciúme.

- Se garantem. Mas não necessariamente agradam sempre.

- “Pega” vários clientes pequenos por necessidade, mas sempre divulga seus clientes maiores (mesmo sendo chatos) para parecerem que estão na “crista da onda”, eles dão status.

- Dificilmente rejeita cliente. Sabe que um dia pode precisar dele.

- Quando a fase é boa tem problemas para atender todos os clientes da mesma maneira. Isso porque gosta de se dedicar integralmente a cada um deles, principalmente aos mais novos.

- Normalmente termina suas relações na paz. Sabe que o cliente pode se arrepender um dia, e aí pode pensar se vai pegar novamente. Isso faz bem pro ego.

- Sabe que tem muita empresa de olho nos seus clientes ou seus jobs (“furar seu olho”). Afinal quem é bom, é visado.

É isso! Que os formados em administração não leiam isso. Em breve alguma analogia, nada barata, com algum outro tipo de relacionamento afetivo. :)

Vale ler: "Clonagem" de modelos de negócio.

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