quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Politicagem mato-grossense no Twitter

O Twitter é um microblog que virou a moda da internet no momento (agora no Brasil), etc, etc, etc... Todo mundo já sabe o básico sobre o serviço. Se não, clica aqui. Vou pular essa parte.

Na véspera das eleições, a moda chegou forte ao poder legislativo e executivo (ano que vem (2010) vão ser definidos os novos Deputados Federais e Estaduais, Senadores, Governadores e o Presidente da República). Muitos impulsionados, além da moda, pela campanha de internet que foi fundamental na eleição do Presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

Entre os mais conhecidos twitteiros políticos do Brasil estão: Aloizio Mercadante (@mercadante), José Serra (@joseserra_), Cristovam Buarque (@Sen_Cristovam), José Agripino (@joseagripino), entre outros.

A moda, a preocupação com as eleicões e a Obamania vêm chegando aos poucos aos políticos mato-grossenses. Nossos representantes twitteiros até agora são:

###### Senadora Serys Slhessarenko - @Serys

Último tweet: "@caetanomauro encaminha um e-mail solicitando que passo para minha assessoria correr atrás disso para você. serys@senadora.gov.br"


###### Deputado Federal Homero Pereira - @dphomeropereira

Último tweet: "Foi aprovado por unanimidade na Comissão da Agricultura o projeto 5536/09, q autoriza a União a doar terras denominadas Maiká a Mato Grosso."


###### Deputada Federal Thelma de Oliveira - @thelmadoliveira

Último tweet: "Em Poconé , visitando as obras de pavimentação nas ruas do Bairro João Godofredo e Santa Teresa"


###### Deputado Estadual Percival Muniz - @PercivalMuniz

Último tweet: "além de uma comissão dos médicos do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá..."


####### Vereador de Vázea Grande Toninho do Glória - @toninhodogloria

Último tweet: "Neste momento : Audiência Pública no Plenário da Camâra com o tema: "Projeto de inclusão de alunos especiais em escolas regulares"

Por enquanto são esses os únicos perfis que tenho conhecimento em Mato Grosso. O perfis da Senadora Serys e do Deputado Federal Homero são reconhecidos por eles.

Reparem os tweets (mensagens postadas) dos nossos representantes, são muito parecidas do restante dos políticos do Brasil. Muita politicagem, viagem, reunião, propaganda e pouco debate de fato.

Como bem disse o Alex Primo (professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS) em seu blog, os políticos brasileiros sonham em ser Obama no Twitter, mas não passam de um Mercadante.

Mesmo assim, é preciso reconhecer a atitude dos nossos políticos em querer inovar. E já que eles deram a "cara para bater", vamos aproveitar para cobrar e antecipar a discussão para as próximas eleições. Faça sua parte!

Obs.: Caso conheça mais políticos de Mato Grosso no Twitter, manda um comentário que atualizo o post. Valeu! ;)

Update 21.09


####### Antero Paes de Barros (ex-senador) - @anteropb

Último tweet: "Pagot continua a fazer milagres. Agora conseguiu concluir uma obra antes que a licitação fosse lançada. Mais um escândalo da era Maggi."

O Antero não é mais Senador da República, mas é um dos articuladores da política local e nacional, e por isso coloquei ele na lista. Como podem ver no seu último tweet, bem polêmico. Como a maioria dos perfis, ainda não se sabe se é o próprio que atualiza as mensagens.

Update 29.09


####### Deputado Federal Wellington Fagundes - @dep_wfagundes

Último tweet: "Após excelente reunião regional do meu partido de manhã, estou à caminho de uma audiência com o secretário de saúde, Agostinho Moro."

Update 06.10


####### Vereador de Cuiabá Everton Pop - @evertonpop

Último tweet: "Segunda-feira gostosa! O sol deu uma trégua, mas o trabalho não.... Abraço a todos!"

1 comentários:

Alberto disse...

Estou tentando reunir em uma lista os políticos "twitteiros" de MT.
http://twitter.com/albertoturra/politicos-de-mato-grosso

Estou aguardando alguns e-mail's de políticos e logo ampliarei a lista.

Ótimo post, abraços!