terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Linha do tempo da internet: 40 anos

Veja abaixo uma cronologia em um infográfico dos fatos que mais marcaram e contribuíram para o crescimento dos 40 anos da internet. Muito legal, o material foi feito pelo G1.



segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Avatar, mais que um rostinho bonito

Assisti Avatar na última quinta-feira (17.12). Antes disso, acompanhei muitas opiniões sobre o filme, duas delas muito importantes: do Judão e do Omelete (dois dos melhores sites de variedades e entretenimento do Brasil). Com essas opiniões minha expectativa aumentou consideravelmente.

Essa expectativa alta foi um problema, fiquei tenso. Normalmente quando a expectativa é muita, ela sempre vem acompanhada no futuro da decepção. Mas felizmente Avatar não é o caso. Como o Judão postou em seu twitter, o filme é SENSAFUCKINGCIONAL.

Como é difícil agradar a todos, teve gente que não gostou. Li e escutei algumas pessoas dizendo que o filme é decepcionante e não passa de uma evolução tecnológica. Para esses vou tentar fazer aqui minha defesa do filme.

Sabe aquele jargão "Mais que um rostinho bonito", que normalmente é usado por modelos? Pois é, minha defesa parte desse princípio. A qualidade tecnológica (imagem e som) é indiscutível, como postou o Omelete, muitas cenas se confundem entre o que é real e o que é modelo criado por computador. Mas não é só isso, é mais que imagem.

Teve gente falando que a história frustra. Será? Não me recordo nesses últimos anos um filme carregado de tantas mensagens e conceitos como Avatar. Só não enxerga quem não quer. No filme é possível encontrar religiosidade, ganância humana, ciência, conceito ambiental, ação, fantasia, superação, romance, originalidade e drama. É fantástico!

Faça o teste, é longo e envolvente. Em minha opinião, foi o melhor filme de 2009 e a melhor experiência cinematográfica até hoje (a versão 3D). É mais que um rostinho bonito. ;)

Veja o trailer abaixo e dois links mais técnicos sobre a produção do filme.



- Judão
- Omelete

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Trabalho: Porto Velho Shopping

Mais um trabalho desenvolvido na Webcomtexto para um dos Shoppings da Ancar. Nesse caso para o Porto Velho Shopping, localizado na capital de Rondônia.

É o segundo trabalho que realizo na Webcomtexto para Shopping, o primeiro foi o do Pantanal Shopping em Cuiabá. Assim como o Pantanal, é um dos trabalhos que me orgulho imensamente, em minha opinião o resultado ficou muito bom (sou suspeito).

Nesse projeto fiquei responsável pela criação da estrutura (junto ao marketing do Shopping) e pelo desenvolvimento do layout. No desenvolvimento da programação e no css contei com uma grande ajuda do @gvalderlan.

Segue abaixo o layout e meu post no blog da Webcomtexto sobre o novo site do Porto Velho Shopping.

Renovação total: Novo site do Porto Velho Shopping


A cada virada de ano normalmente as pessoas desejam que o ano que se inicia seja de renovação. Reparem que escrevi normalmente. No Porto Velho Shopping as coisas foram um pouco diferentes, nem mesmo o ano de 2009 acabou e o desejo de renovação já surgiu. Um exemplo disso é o site do Shopping, vai começar o ano de 2010 renovado!

A palavra renovar tem diversos sinônimos, dentre eles revigorar, transformar, progredir, tornar novo, recompor, atualizar, etc. Acho que não preciso dizer mais muita coisa sobre o que foi feito no novo site. Se alguém me perguntasse, eu diria apenas que renovamos o site do Porto Velho Shopping. Os sinônimos acima traduzem bem.

Esse trabalho nos orgulha muito, temos a certeza que foi um tiro certo. O novo site representa a grandiosidade do Porto Velho Shopping, que é o mais completo centro de compras, serviços e lazer da capital de Rondônia. Além disso, representa também o crescimento e a transformação que o estado e principalmente Porto Velho vem passando.

Confira o novo site clicando no layout abaixo ou entre www.pvshopping.com.br.

Layout Porto Velho Shopping

Veja outros trabalhos meus no Flickr.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Concurso público, por qual motivo?

Com a onda do "Maior concurso da história de Mato Grosso" (talvez do Brasil), muita gente do País inteiro se mobilizou para prestar a prova. Mas como a maioria das coisas do governo, o concurso não deu certo, por vários motivos: tamanho, desorganização, fraude, etc.

Mesmo assim, o que mais me deixa decepcionado não é falta de organização do governo, com isso já até nos acostumamos. O problema é o número de pessoas que são atraídas pelos concursos públicos pela mordomia da ideia de se trabalhar pouco e ganhar muito, com a estabilidade de ganhar todo mês garantido. Pelo menos 2 em cada 3 pessoas conhecidas que eu perguntava iriam fazer esse concurso. Aposto que 80% delas iriam fazer pelo motivo que citei acima.

É decepcionante a falta de interesse das pessoas e a falta de empreendedorismo pessoal. Se você for um concurseiro, leia abaixo um artigo muito bom postado no Webinsider em 2007, mas que não deixa de ser atual. Pense bem nos motivos e nos caminhos que você toca sua vida profissional.

Concurso público atrai, mas pelos motivos errados


É muito grande o número de pessoas que estão “estudando para concurso público”. Acredito que vocês também conheçam muitas.

Outro dia, ao sair de um centro de treinamento onde sou professor, acompanhado de meu coordenador, encontramos um pai de aluno. Ele perguntou se o curso superior que seria lançado daria um diploma ao seu filho suficiente para capacitá-lo, no futuro, a fazer concurso público.

A justificativa do pai foi assustadora. Ele disse o seguinte:

- Estou perguntando isso porque quero que meu filho se forme e trabalhe como qualquer profissional. Mas sei que meu filho é meio preguiçoso. Vocês sabem, pai que é pai conhece os filhos. Então, se ele não “der para nada no mercado”, pelo menos faz um concurso público e garante a estabilidade no emprego e um salário certo todo mês.

Fiquei chocado!

A gana por fazer concurso público surge quando o profissional chega à conclusão de que está sendo mal aproveitado no trabalho, ou não consegue arrumar emprego, ou acha que trabalha muito e ganha pouco ou se sente inseguro.

Toda vez que pergunto a alguém que se prepara para fazer concurso público o porquê da escolha, a maioria das respostas é nesta linha: - Quero ganhar bem e trabalhar pouco; ou - Fazendo concurso eu não vou ter que “ralar” e vou ganhar um ótimo salário pelo pouco que vou trabalhar; e - Tem um amigo meu que passou no concurso e agora está “tirando cinco barão (R$ 5.000,00)”, fora os extras (dinheiro que estaria ganhando de forma ilícita). Outras pessoas esperam que o concurso público traga estabilidade e segurança.

O profissional que trabalha em uma empresa privada sabe que só permanecerá no emprego se fizer por onde, pois o mercado é cada vez mais competitivo e só sobrevive quem trabalha muito e de verdade, com eficácia e eficiência.

Não se trata aqui de levantar bandeira contra o concurso público. Se você estipular como meta na sua carreira se tornar engenheiro de petróleo, nada mais justo que desejar ocupar esse cargo na Petrobras.

O que incomoda não é o fato de ser um funcionário público, mas o discurso anti-produtivo daqueles que desejam assumir uma vaga como “estatuário”. Se um advogado pretende se tornar juiz ou promotor, a única forma é através de concurso para a escola de magistratura. Esse profissional se formou em direito e tem um objetivo específico.

O que assusta é a quantidade de pessoas formadas nas mais diferentes áreas que pretendem fazer concurso. Quando pergunto para onde, a resposta é sempre a mesma: -Para qualquer lugar. Ou seja, concurso público virou sinônimo de dinheiro certo e pouco trabalho. Claro que também conheço muitos funcionários públicos que trabalham muito.

No caderno Boa Chance, publicado no jornal O Globo no dia 22 de abril, dia em que deveríamos comemorar o descobrimento do Brasil, descobri que as pessoas estão um pouco perdidas. Na capa, o relato de três jovens meninas com os seguintes textos: Qualquer um; Faculdade só depois de virar servidora pública e O segredo está em conhecer bem o edital. Nenhuma delas completou 25 anos. Como essas meninas formaram opinião tão acertada sobre o futuro de suas carreiras? Será que não existe influência dos pais?

No Orkut há várias comunidades sobre concursos, que ultrapassam o número de 6 mil usuários. Encontrei também um blog, Concursolândia, sobre o dia-a-dia de um estudante. Ele diz que há três anos estuda para concursos (vários). Será que vale a pena ficar tanto tempo tentando uma vaga como essa? Será que realmente justifica? E quem está “bancando” essa pessoa? Segundo o relato no blog, ele só estuda. Será que essa é a única opção ou a menos árdua?

Existem livros e cadernos com provas de concursos anteriores sendo vendidos e milhões de cursinhos preparatórios. É a bolha do concurso público. Será que o país tem vaga para todos? Será que a maioria não fica de fora e só um grupo seleto entra, criando com isso uma industria da esperança por dias melhores? Finalmente, será que a segurança do emprego público vai ser para a vida inteira?

Os impostos que pagamos são para manter a máquina pública rodando. Ou seja, quanto mais óleo precisar essa máquina, mais impostos vamos pagar. Até quando o governo vai garantir isso ao povo?

Portanto, cuidado quando for projetar seus próximos 30 anos funcionais. Já vimos, em 12 anos, variadas mudanças nos planos econômicos do país. Quem disse que o próximo presidente, em 2011, não poderá de alguma forma privatizar órgãos públicos? E aí? Vai montar um currículo e enviar para as empresas onde desejaria trabalhar? Tô aqui na torcida … (risos).

O ideal era ter o funcionário público empreendedor, mas, infelizmente, um empreendedor no serviço público provavelmente esbarraria na política interna e na resistência às mudanças. O profissional empreendedor se destaca, pois está sempre melhorando sua produtividade no dia-a-dia e buscando novas idéias e oportunidades de negócios. Esse é um comportamento ativo de um empreendedor.

Não esqueça que o país fica menos produtivo quando trabalhamos menos. Trabalhe com vontade e com muita determinação. Trabalhe como se você fosse o dono da empresa. É uma pena que existam tantos cursinhos preparatórios para concurso e poucas escolas para a formação de empreendedores no país. No Podcrer#06, pelo menos, uma boa notícia. Agora, empreendedorismo vai fazer parte do ensino fundamental. Se você perguntar a um empreendedor onde ele aprendeu, a maioria vai dizer que aprendeu na marra, errando e corrigindo os erros.

Para terminar, sei que os leitores do Webinsider não têm perfil para ser funcionário público, mas você deve conhecer alguém que talvez precise ler esse texto. Encaminhe e faça sua boa ação do dia!

Post original.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Qual é a Música de 2009?

O mês de dezembro é a parte do ano onde todos perguntam e se perguntam sobre como foi o ano. Seja na vida profissional, na vida pessoal, dos acontecimentos que marcaram o ano, entre outras coisas. Definitivamente é o mês da retrospectiva.

Qual é a Música de 2009? Essa foi a pergunta que recebi por um gentil email do Daniel Soares e Gabriel Lucas, os fundadores do Factóide! (blog de cuiabanos sobre música e variedades culturais).

Eles estão promovendo uma "brincadeira" no Factóide! para saber dos amigos e contatos do blog qual foi a melhor música no ano de 2009. Nada mais oportuno para um blog sobre música. O meu pitaco nessa brincadeira foi...

A música que escolhi não foi lançada esse ano, na verdade ela é mais velha que eu segundo a Wikipedia (1984). A minha escolha é "Thriller".

Depois da morte de Michael Jackson, em junho, tocou-se muito "Thriller", de diversas maneiras e por diversos cantores. Sem dúvida é uma das marcas do cantor. Foi uma das canções, junto do álbum, mais vendidas do mundo.

Sendo assim, pela importância, foi a música que mais me marcou em 2009. Segue uma versão remixada que gosto muito.



Gosta de música? Participa lá no Factóide também. Vale a pena.

Ps.: Valeu Daniel e Gabriel pelo convite.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Dica musical - Multishow Registro Ana Carolina 9+1

No último domingo (29/11) foi ao ar no Multishow a gravação do Multishow Registro Ana Carolina 9+1. A série virou CD E DVD e é uma comemoração dos dez anos de carreira da cantora.

Nesse trabalho Ana Carolina traz grandes sucessos da sua carreira e regravações com participações importantes de novos e consagrados cantores como: Gilberto Gil, Seu Jorge, Maria Bethânia, Maria Gadú, entre outros. Destaque também para o belo cenário, no Rio de Janeiro, onde foram feitas as gravações.

O álbum, recém lançado, já está disponível à venda. Pode ser adquirido aqui pela Americanas.

Caso tenha dúvidas ainda que o álbum realmente é muito bom, confira abaixo alguns vídeos da gravação:







Mais vídeos aqui.