quinta-feira, 20 de maio de 2010

10 coisas que, sem o Twitter, não aconteceriam

Estou aqui mais uma vez pra falar do Twitter. Ferramenta muito legal, simples, cheia de significado e que já mudou muita coisa na Internet, principalmente a maneira das pessoas se comunicarem.

No Twitter acontece de tudo. Quem utiliza regularmente sabe do que estou falando. Lendo essa matéria, que diz que 1/3 das pessoas que usam redes sociais se arrepende das mensagens que publica, fiquei pensando em coisas que, se o Twitter não existisse, não aconteceriam.

Cosegui listar 10 coisas que de alguma maneira marcaram e dificilmente aconteceriam sem o Twitter.

1 - A Tessália não teria participado do BBB10
Acompanhando a febre do Twitter, o diretor do programa (Boninho) resolveu selecionar na ferramenta, entre outros, a publicitária Tessália Serighelli, dona do polêmico e conhecido perfil @twittess. A estratégia deu certo, muito se comentou na internet a escolha da "robozinha".

2 - O ator Bruno Gagliasso não teria divulgado seu celular
O ator da Rede Globo não se ateve para o clichê "saiba onde está pisando". Sem saber que tudo que é postado no Twitter é aberto a todos (exceto via DM), o global, em resposta ao perfil do Tico Santa Cruz, divulgou simplesmente seu número de celular pessoal. Logicamente, teve que trocar de número.
Ps.: Não. O número do ator não me interessou, mas o fato marcou.

3 - A Locaweb não teria demitido seu diretor comercial
O que a falta de razão não faz. O ex-diretor comercial da Locaweb (empresa de serviços de hospedagem) Alex Glikas, exaltado diante de um clássico Corinthians X São Paulo, enviou mensagens provocativas aos torcedores do São Paulo pelo Twitter. Até aí tudo mais ou menos. O que complicou sua vida e que gerou sua demissão, foi o fato de a Locaweb ser uma das patrocinadoras do São Paulo naquele jogo.

4 - A Tecnisa não teria vendido um apartamento
Esse fato é, em minha opinião, um dos melhores exemplos de como usar o Twitter. Ano passado (maio/2009) a Tecnisa, reconhecidamente uma empresa que inova, vendeu um apartamento de 500 mil reais em São Paulo. O comprador (gerente de TI) é um dos seguidores do perfil desde janeiro/2009.

5 - Não veríamos a Demi Moore de lingerie passando roupa
Se tem alguém que ajudou impulsionar o Twitter foi o ator, "viciado" na ferramenta e felizardo marido da Demi Moore, Ashton Kutcher. O cara é tão maluco que postou uma foto da esposa de lingerie, abaixada e de costas. Ainda tirou onda, disse que a Demi Moore estava passando um terno dele. O ator é um dos mais seguidos do Twitter.

6 - Não saberíamos que a Sasha foi alfabetizada em inglês
Fora as pessoas que compram as revistas Caras, Contigo ou outra do gênero, ninguém saberia que a "desejada" filha da Xuxa, a Sasha (quem mais seria), foi alfabetizada em inglês. Pelo menos esse foi o argumento da apresentadora enquanto estava estressada com as críticas direcionadas a filha, que tinha escrito errado no perfil da Xuxa.
Ps.: Esse assunto não tem relevância alguma, mas como nem tudo no Twitter tem, foi um fato que marcou pela maneira desastrosa da utilização da ferramenta.

7 - Famosos não discutiriam tanto publicamente
Como no item acima, fora as pessoas que compram revistas ou assistem programas de fofoca, muito bate-boca entre famosos passariam despercebidos. No Twitter nada passa despercebido, algumas discussões marcaram, como Marcelo Tas x Diogo Mainardi, Luciano Huck x Diretor do Gugu, Kaká x Cristiano Ronaldo, Barrichello x Vesgo, entre outras. Resta-nos ficar de camarote esperando a próxima (aprenda aqui como se portar diante da briga).

8 - Aloizio Mercadante não teria renunciado a liderança do PT
- Eu subo hoje à tribuna para apresentar minha renúncia da liderança do PT em caráter irrevogável - afirmou Mercadante em seu perfil. Parece sério e honesto, não? Pena que durou pouco tempo, um dia para ser mais preciso. Depois de uma conversa com o Presidente Lula, o líder do PT reconsiderou a decisão e disse que errou. Teve que corrigir no Twitter e recebeu muitas críticas dos seus seguidores.

9 - A Best Shop TV não teria se queimado tanto
A mania "Twitter" influenciou muitas empresas a criar promoções na ferramenta. Muitas delas despreparadas, como foi o caso da Best Shop TV. A loja virtual anunciou que caso atingisse mil seguidores até a meia-noite no dia da divulgação, televisores de LCD seriam vendidos por R$ 200 (10% do preço original) durante a madrugada. Não calcularam a quantidade de acessos, o site não suportou e caiu. Além disso, não disseram que apenas duas unidades estavam disponíveis para todos os compradores. Muita gente ficou puta. Criaram até um blog "Eu Odeio a Best Shop Tv".

10 - Não existiriam pedidos de casamentos tão geeks
Mesmo utilizando a internet há muito tempo, demorei a digerir que pessoas pudessem namorar pela web e que casassem. Até um casal indígena se conheceu pela internet. De qualquer maneira, nesse caso, as conversas eram restritas ao casal. Mas dizem que a tecnologia imita a vida, não demorou a alguém fazer um pedido público de casamento. Para fazer tal feito, utilizaram o Twitter (veja a imagem acima). Tem coisa mais geek que isso?

#Meldels, compartilha-se de tudo...

0 comentários: