terça-feira, 11 de maio de 2010

Política, história e muita ação em Zona Verde

Desde "O Lobisomem" não escrevo sobre algum filme aqui, não por falta de tempo, mas por falta de inspiração e vontade dos filmes que vi nesse período. Olha que foram muitos, como "Alice no País das Maravilhas" e "Como Treinar seu Dragão", que são bons filmes.

A vontade e a inspiração voltaram com "Zona Verde". Como "O Curioso Caso de Benjamin Button" fui assistir sem pretensão, não sabia exatamente do que se tratava.

Pois bem, fui impressionado por uma história "antiga' e batida como a Guerra do Iraque. Matt Damon (Miller, sub-tenente do exército dos EUA) faz parte da equipe de soldados que tenta encontrar “armas de destruição em massa” que Saddam H. teria escondido no Iraque. Em um certo momento começa a desconfiar de uma falha na inteligência dos EUA, que poderia estar fornecendo pistas falsas de onde as armas estariam.

É um filme muito interessante, não me lembro de um filme de guerra que trate bem de política (por todos aspectos, inclusive de veículos de comunicação), que tenha muita ação e por fim, ainda surpreenda com uma história antiga.

Gostei da atuação do Matt Damon, apesar de achar que poderia ser mais incisivo. A fotografia e direção de arte também são muito boas. As cenas de ação me convencem bem, senti bastante adrenalina.

Gostaria de ter visto o filme em uma sala de cinema melhor, com imagem e som melhores. Já disse no Twitter que em Cuiabá existem dois tipos de cinema, aquele que tem boa programação e o que tem boas salas. Nesse caso fui a primeira opção.

É isso. Vejam o filme que é muito bom. Segue abaixo sinopse e trailer.

Sinopse:

Em 2003, o subtenente do exército americano Roy Miller (Matt Damon) e sua equipe são designados para achar armas de destruição em massa supostamente guardadas no deserto do Iraque. Mas, indo de um lugar cheio de armadilhas e trincheiras a outro, os homens que buscam agentes químicos mortais esbarram em uma farsa que subverte o propósito da missão. Agora Miller precisa vasculhar os serviços secreto e de inteligência escondidos em terra estrangeira para encontrar respostas que ora acabarão com um regime nocivo ora propagarão uma guerra em uma região instável. Nesse momento delicado e nesse lugar inflamável, ele descobre que a arma mais ilusória de todas é a verdade.

Trailer:

0 comentários: