sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Qual a melhor definição de Twitter?

Imagem do blog bobolhando.com.br

Twitter pra cá. Twitter pra lá. Certamente você, assim como eu, tem escutado muito sobre a ferramenta. Virou mania. Virou pauta. Virou publicidade. É o novo "fale conosco" dos sites institucionais. Você têm ou você não têm. Virou obrigatoriedade, mesmo com total desconhecimento, por parte de muitos, desse mundo.

Segundo o "pai dos burros" na internet (Wikipedia) o Twitter é um microblog que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos em textos de até 140 caracteres. Isso todo mundo já está cansado de ver e ler por aí. Para quem conhece um pouco mais a ferramenta vai entender do que estou falando, são muitas particularidades de como cada pessoa usa. E isso me fez pensar em qual seria a melhor definição do Twitter. Encontrei algumas definições no Google que me ajudaram nesse post. São elas:

## Twitter é igual a um pátio de hospício, todo mundo falando sozinho, de vez em quando alguém te responde (Bolivar)

## É o playground dos blogs (MicaelSilva)

## Uma sala acolchoada cheia de malucos olhando pra parede. Um fala e quem quiser responde ou não. Somos malucos que falamos sozinhos na maioria das vezes. O Twitter agrega e dispensa receptores (Garradini)

## O Twitter, além de gps cultural é espaço democrático de interação q permite q sigamos pessoas,conheçamos suas ideias, ideais, projetos, ativ etc (Zeroig)

## A melhor maneira de falar o que ninguém perguntou (Jean Wainer)

## Rss de pessoas (Info)

## Indiretas em 140 caracteres (Eu:)

## Se a internet é uma universidade, o Google é a biblioteca e o Twitter é o bar, onde tudo acontece (Giginha)

## O Twitter é o brinquedinho que promove qualquer um à função mais importante da sociedade da informação: a função de editor (Ricardo Freire)

## O Twitter é uma das coisas que todo mundo tá falando, mas apenas 10% das pessoas conhecem e em torno de apenas 1% usam. Que nem fio dental. (Bender)

## O Twitter nada mas é do que a Comédia da Vida Alheia (Fernando Borgui)

## Muita gente falando com muito pouco a dizer (Ilana Majerowicz)

## Oie... tem alguém aí? (impressão de estar falando sozinha) (Mariana Brizeno)

## O Twitter, portanto, é uma espécie de SMS grupal (Jonasnuts)

Deu pra entender (sem trocadilhos)? É muito difícil resumir o Twitter numa definição que caiba em 140 caracteres. Basicamente porque o Twitter pode ser, sei lá, mil coisas. O máximo que alguém pode fazer é definir o que seja o Twitter na sua experiência particular. Ou então, num ataque de pretensão, dizer qual seria, no seu entender, o melhor uso do Twitter. (Trecho do post do blog Caracteres que define bem o que também entendo dessa ferramenta).

O que é certo ou errado no Twitter, não sou eu quem vai dizer, mas sim as pessoas nas quais você se relaciona (nas comunidades em geral, a seleção é natural). Muito cuidado para não virar o amigo chato! :)

Ps.: Gostei muito dessa definição: ## Rss de pessoas

Update


Mais duas boas definições desse brinquedinho. (ambas li no twitter do @melhoresfrases)

## Twitter é o lugar onde as coisas morrem antes de nascer (Assun_P)

## Twitter é pensar em voz alta. Tão alta que o mundo todo pode escutar (LeoJaime)

1 comentários:

Anônimo disse...

Adorei sua definição do twitter !