domingo, 25 de julho de 2010

Acesso é custo

No último mês (junho), tive a oportunidade de participar mais uma vez do Social Media Brasil, que já é, em apenas duas edições, um dos maiores eventos de internet no Brasil.

O evento desse ano teve muitos gringos, o que criou a possibilidade de palestras fora do auditório principal, as famosas oficinas, aquelas com menos pessoas assistindo, mas que torna a interação com o palestrante muito maior. Foram as apresentações que mais me agradaram no #Smbr.

Entre as palestras que me agradaram, a do Edney Souza (dono do Interney e sócio da Polvora! Comunicação) me marcou. Em um certo momento entre seus slides ele disse "acesso é custo". Não me lembro se ele disse exatamente com essas palavras, mas o sentido é o mesmo.

Existe um entendimento coletivo de que um bom site ou conteúdo é aquele que tem muitos acessos. Mas isso não é bem assim, há controvérsias!

Vamos supor que você tenha um buffet de doces e seu site tem 1000 visitas por mês. Seu principal concorrente tem 5000 visitas. Quanto ao tempo no site, o seu tem uma média de 5 minutos por visita e seu concorrente 30 segundos. A primeira impressão é a de que o seu site é pior que o do concorrente, mas, nesse caso, não é. Um buffet de doces vende basicamente imagem (arte em doces que mais parece um enfeite) e emoção, faz parte da realização de um sonho. Pense comigo, parecem mais satisfeitos com o site os seus 1000 visitantes que ficam 5 minutos ou os 5000 visitantes do concorrente que ficam 30 segundos? É evidente que você está atingindo melhor seus visitantes e possíveis clientes.

Em um site é possível medir tempo no site, páginas mais acessadas, quantidade de páginas por visita, rejeição a alguma página, região, visitas de outros sites, e por aí vai. Em um blog é importante avaliar, por exemplo, além da quantidade de comentários, o nível dos comentários, freqüência, feedback, etc. Vale o mesmo para um vídeo. Em um perfil em rede social muita gente se esquece da relevância, um perfil no Twitter com 2000 seguidores, por exemplo, que pouco interagem, repassam ou acessam o que é postado é irrelevante.

É preciso tomar cuidado ao falar de números na internet, são diversas as variáveis e particularidades de cada site ou serviço da web. Quando te arrotarem venderem algum número por aí, muito cuidado! Avalie o objetivo do negócio e questione, além da veracidade, as possíveis variáveis desses números. Acesso por si só é custo, seja de tempo ou dinheiro para manter o serviço.

Ps: Até quem vive de acessos, como um portal de notícias por exemplo, deve ser analisado. Aqui tem a excelente palestra do Edney e de "lambuja" alguns links de ferramentas para medição.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Redes sociais no Jornal da Globo

Já cansei de elogiar o Jornal da Globo, pra mim continua sendo o telejornal diário (contando dias úteis) mais completo e interessante do Brasil. Além de tudo que um jornal normal faz, eles tem um espaço muito legal para esporte e principalmente para novas tecnologias, o que acho muito importante para inclusão digital.

Apesar de não ser na Conecte, nome da coluna de tecnologia do telejornal, o assunto da vez, como não poderia deixar de ser, foi sobre redes sociais. A matéria teve uma abordagem diferente, sob o ponto de vista profissional, de como as redes têm sido usadas pelas empresas para recrutar pessoas. Ótimo para quem busca oportunidades de trabalho.

Veja a matéria abaixo na íntegra.

domingo, 18 de julho de 2010

Dica de site: Distintivos.com.br

Pra começar esse post quero alertar: Se você não gosta de futebol ou gosta de futebol, mas só assiste jogos do seu time, esse post não é para você. Esse é para os fanáticos por futebol, aqueles que enxergam o esporte muito além do time de coração.

Fiquei sabendo deste site há um bom tempo na minha timeline do Twitter, se não me engano foi a @rosana (Hermann) que postou. Consultando e organizando meus favoritos achei o link novamente, "perdi" muitos minutos navegando nesse site, espero que seja de valor para os "amantes" de futebol.

O site Distintivos.com.br, como o próprio nome diz, é um arquivo com mais de 23000 distintivos (escudos) de times de futebol de todo o mundo. É sensacional a diversidade, provavelmente você encontrará o distintivo do clube da sua cidade, por mais que ele nem esteja nas principais divisões ou nem mesmo exista mais. Separei 4 distintivos que representam bem a diversidade do site.


O primeiro distintivo representa a Europa, pertence ao Bayer Leverkusen, um dos principais clubes da Alemanha. O segundo é do União Esporte Clube, é o principal clube de Rondonópolis, minha cidade de origem, interior de Mato Grosso. O terceiro é por curiosidade, acredita que também existe Botafogo na Argentina? O quarto e último faz parte de uma lista de 29 clubes com o nome e derivados do principal Corinthians (o paulista), no caso da imagem, é o de Alagoas.

Esse belo projeto foi idealizado, a partir de um hobby, por um geólogo, jornalista e apaixonado por futebol, já falecido, chamado Luiz Fernando Bindi. Conheça melhor esse excelente site e entenda como surgiu esse projeto.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Dica Musical - Pedra Letícia, Ao Vivo e sem Retoques

Boa música e qualidade de som não dependem de estilo musical, muito menos de sotaque ou região. A banda goiana Pedra Letícia é uma prova disso, aliás, me provou isso agora, com o álbum "Ao Vivo e sem retoques", gravado em outubro do ano passado em Curitiba.

Para quem não conhece, a banda é marcada pela irreverência e humor, com uma pegada de rock e brega, ao estilo Led Zeppelin e Reginaldo Rossi (não dá pra imaginar isso, mas é). Virou hit primeiro na internet e só depois dos seus milhões de views no Youtube foi para nas mídias "tradicionais". Participou, por exemplo, dos populares Domingão do Faustão (Globo) e Programa Pânico (JovemPan).

Os vídeos do canal oficial da banda no Youtube possuem mais de 200 mil views e os do canal do Cambota (vocalista da banda) mais de 7 milhões de views. A banda calcula que os vídeos relacionados a banda, em todo Youtube, já foram vistos 18 milhões de vezes.

A banda evoluiu muito desde 2005 (data do nascimento), de apenas dois ou três sucessos do começo da trajetória, agora lançam um cd ao vivo, na verdade o áudio do dvd, recheado de sucessos e de brinde duas músicas inéditas. O nome do álbum tem um significado original, remete ao fato de não terem editado nada em estúdio, tudo o que está no cd foi executado exclusivamente no show.

O mais legal de tudo é que a banda disponibilizou no site oficial o cd completo para download, nas qualidadades 312 e 128 kbps. Não sei o verdadeiro motivo pelo qual tomaram essa decisão, mas espero que seja o mais nobre, o de reconhecimento do poder da internet e o que essa rede ajudou na divulgação da banda.

Além do site oficial, você pode conhecer melhor e encontrar novidades sobre a banda no Twitter, MySpace, Palco Mp3, Orkut e Youtube Oficial e Youtube do Cambota.

Veja e escute abaixo os clipes das músicas "Teorema de Carlão" e "Em Plena Lua de Mel", dois dos grandes sucessos do dvd.





Ps.: Pedra Letícia musicalmente é muito melhor que Mamonas Assassinas, mas não tem nada haver e dificilmente vão marcar uma época como a carismática banda de Guarulhos.

Mais dicas musicais aqui.