domingo, 25 de julho de 2010

Acesso é custo

No último mês (junho), tive a oportunidade de participar mais uma vez do Social Media Brasil, que já é, em apenas duas edições, um dos maiores eventos de internet no Brasil.

O evento desse ano teve muitos gringos, o que criou a possibilidade de palestras fora do auditório principal, as famosas oficinas, aquelas com menos pessoas assistindo, mas que torna a interação com o palestrante muito maior. Foram as apresentações que mais me agradaram no #Smbr.

Entre as palestras que me agradaram, a do Edney Souza (dono do Interney e sócio da Polvora! Comunicação) me marcou. Em um certo momento entre seus slides ele disse "acesso é custo". Não me lembro se ele disse exatamente com essas palavras, mas o sentido é o mesmo.

Existe um entendimento coletivo de que um bom site ou conteúdo é aquele que tem muitos acessos. Mas isso não é bem assim, há controvérsias!

Vamos supor que você tenha um buffet de doces e seu site tem 1000 visitas por mês. Seu principal concorrente tem 5000 visitas. Quanto ao tempo no site, o seu tem uma média de 5 minutos por visita e seu concorrente 30 segundos. A primeira impressão é a de que o seu site é pior que o do concorrente, mas, nesse caso, não é. Um buffet de doces vende basicamente imagem (arte em doces que mais parece um enfeite) e emoção, faz parte da realização de um sonho. Pense comigo, parecem mais satisfeitos com o site os seus 1000 visitantes que ficam 5 minutos ou os 5000 visitantes do concorrente que ficam 30 segundos? É evidente que você está atingindo melhor seus visitantes e possíveis clientes.

Em um site é possível medir tempo no site, páginas mais acessadas, quantidade de páginas por visita, rejeição a alguma página, região, visitas de outros sites, e por aí vai. Em um blog é importante avaliar, por exemplo, além da quantidade de comentários, o nível dos comentários, freqüência, feedback, etc. Vale o mesmo para um vídeo. Em um perfil em rede social muita gente se esquece da relevância, um perfil no Twitter com 2000 seguidores, por exemplo, que pouco interagem, repassam ou acessam o que é postado é irrelevante.

É preciso tomar cuidado ao falar de números na internet, são diversas as variáveis e particularidades de cada site ou serviço da web. Quando te arrotarem venderem algum número por aí, muito cuidado! Avalie o objetivo do negócio e questione, além da veracidade, as possíveis variáveis desses números. Acesso por si só é custo, seja de tempo ou dinheiro para manter o serviço.

Ps: Até quem vive de acessos, como um portal de notícias por exemplo, deve ser analisado. Aqui tem a excelente palestra do Edney e de "lambuja" alguns links de ferramentas para medição.

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