domingo, 10 de maio de 2009

Meu primeiro email foi BOL

Lembra qual foi seu primeiro email na internet (claro, onde mais poderia ser)?

Dias atrás estive relembrando meu passado recente, e isso inclui quando comecei a "navegar" (termo criado na época e usado até hoje pelos nossos pais e avós :) na internet.

Digamos que não sou nenhum usuário primata da internet no Brasil. Mas na época (1998) eram poucos. Meu pai fez assinatura do antigo provedor ZAZ, criado em 1996 e antecessor do TERRA. Lembro que gostava muito do chat, era o que tinha de melhor. Como se diz, BOMBAVA!

Não me recordo se era a assinatura do meu pai, ou se o Zaz liberava apenas um email. Sei que meu pai tinha direito a um email (com o nome dele). Por fim teve um email primeiro que eu (oO). Não que ele usasse, porque até hoje não aprendeu.

Em 1999 fui salvo quando vi essa propaganda. Lembra?



Essa campanha fez parte do lançamento do BOL (Brasil Online), um dos primeiros portais a oferecer serviço de email gratuito no Brasil. No ano seguinte do lançamento, o BOL já tinha seus poucos milhões de usuários cadastrados. Foi moda ter um email, e eu fiz parte disso.

Não me recordo também sobre quem foi pioneiro. Pelas pesquisas que fiz na web o primeiro email gratuito do país, que também é um caso de sucesso, foi o Zipmail.

O portal vem acompanhando as inovações do mercado. Hoje o BOL oferece 4GB de espaço, bem diferente do oferecido inicialmente no seu lançamento, eram assutadores 1MB.

O BOL fez parte da minha vida virtual e de outras milhões de pessoas que usaram e ainda usam o serviço. Mas na internet as coisas mudam rapidamente, outros serviços vão vir e passar, poucos vão ficar.

A popularidade do email já foi ultrapassada pelas redes sociais. Daqui alguns anos vou falar que também usei o Twitter (a rede social da moda).

Veremos o que virá ...

0 comentários: