terça-feira, 21 de julho de 2009

A "referência" Globo.com

Vou começar o post com o significado de referência no dicionário.

Referência - O ato ou efeito de referir;

Referir - mencionar, citar, fazer alusão;

Pronto! Agora entendemos que referência nada tem haver com cópia (Imitação; plagiato). Às vezes acho que as pessoas deveriam andar com um dicionário embaixo do braço.

Por que raios as pessoas confundem tanto referência com cópia? Será preguiça? Falta de tempo? Falta de criatividade? Pensamento bairrista (ninguém vai descobrir)? Nenhuma delas é justificável.

Achei esse pertinente trecho em um blog. "Referência é algo que indica um caminho. Se for pra fazer um trabalho igual a outro que já está pronto é melhor contratar quem fez o primeiro, afinal, auto referência não é cópia. Será????" (Tiago Alves).


Dias atrás o @pinceladasnaweb twitou o site www.anamt.org.br como se fosse o novo site da Globo.com. Uma ironia (claro) para criticar a cara de pau do desenvolvedor de copiar até mesmo o código fonte da Globo.com. Vergonhoso! Depois da repercussão, alguém mandou um email para o desenvolvedor se tocar e alguns dias depois retiraram algumas coisas do site. Era muito mais idêntico.

Pensei, esse desenvolvedor deve ser mais um bairrista, que achava que ninguém iria descobrir. Mas engano meu. Dias atrás fui ver a programação da Tv Band no www.band.com.br e me deparo com uma home com a cara da Globo.com. Lembrei na hora!



A diferenciação das cores nos canais é quase que idêntica. A disposição e cores da parte inferior também são quase iguais. PQP! A Band não é a ANAMT que o bairrista copiou (o que não justifica a cópia). É um dos maiores canais de tv do Brasil, merecia algo no mínimo mais original.

Concordo que a "Globo.com" é um dos melhores portais que conheço. É um case de sucesso. A arquitetura da informação é ótima, a disposição e flexibilidade de conteúdo também. Sem dúvidas é uma "referência", isso não há como negar. Mas copiar já é demais.

Se ainda fossem mais discretos como o IG - www.ig.com.br - que também lembra alguma coisa.

É isso, referência definitivamente não é sinônimo de cópia ;)

2 comentários:

Unknown disse...

bacana o texto Matheus, a globo inovou muito quando lançou esse portal, com design clean e usabilidade perfeita definido por cores. Isso desperta nas pessoas esse sentimento de "quero meu site assim" o que é péssimo pra quem desenvolve, globo é globo. O esquema de cores que eles usam encaixa no contexto da globo perfeitamente pois sao poucas categorias, agora imagina se tivesse 10 categorias, ia virar um portal de noticias GLS! hahah brincadeira de lado, valeu o post! abraço!

Carlos Gustavo Dorileo disse...

muito bem...