quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Dica musical dupla - Sambô e Grupo Sereno


"Quem não gosta de samba bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé". Você pode até não gostar de samba e muito menos ser ruim da cabeça, mas certamente já ouviu essa frase em algum lugar. Esse trecho faz parte da música "Samba Da Minha Terra" de composição de Dorival Caymmi.

Particularmente não gosto de generalização, já cometi esse erro e aprendi que qualquer opinião generalizada pode ser insensata. No que diz respeito a música, prefiro que ela seja boa, independente do estilo (com exceção de Heavy Metal, não é meu forte). Aqui no blog já postei axé, rock, eletrônico, mpb, pop mas faltava o samba. Eis que chegou a hora, conheci recentemente duas bandas "diferentes" e bem bacanas.

Sambô

Esse grupo faz uma mistura legal com o rock. Tocam grandes clássicos de Led Zeppelin, Janis Joplin, e James Brown. Além dessa mistura que combinou demais, tocam brilhantemente grandes sambas de raiz como "Aquele Abraço", "Coisinha do Pai", "Não Deixe o Samba Morrer" e por aí vai. Lembram muito o samba rock do Trio Mocotó.

Uma curiosidade, em todos os vídeos que assisti deles, o grupo toca em roda. Como se fosse uma roda de samba típica, em volta de uma mesa, e que bem representa como o grupo surgiu.



Mais sobre o grupo no site oficial, Twitter, Lastfm, Facebook ou Youtube.

Grupo Sereno

Esse grupo também faz uma mistura muito legal. A diferença para o Sambô está na mistura, que é de samba com toques de viola caipira, ou sertanejo como preferir. Mas não ficaram por aí, eles ainda misturam mais ritmos e universos musicais das mais inusitadas formas. Gravaram músicas como "Não chores mais", "Um dia de domingo", "Meu erro", "Seu amor ainda é tudo", entre outras.



Mais sobre o grupo no site oficial, Twitter e Youtube.

Ps.: #ficadica: Música não precisa de rótulo ;)

0 comentários: