sábado, 27 de fevereiro de 2010

Sonhos de Luciana: Ficção que virou realidade

Ontem (26.02) navegando pelo site da Rede Globo cliquei em um link que me levou para um post do blog da Luciana, ao ler os comentários me assustei. Vou explicar o motivo.

Luciana é um personagem da novela das 8 da Rede Globo "Viver a Vida", interpretada pela bela atriz Alinne Moraes. Na novela a personagem sofreu um acidente que a deixou tetraplégica. Uma das suas irmãs fez um blog para que a personagem pudesse registrar a sua vida e também a evolução no seu tratamento. A partir daí autor e diretor da novela resolveram levar essa ideia do blog para a realidade.


Segundo Lassance, coordenador do site da novela e responsável pelo desenvolvimento, no blog é possível tratar de assuntos nos quais talvez a novela não se aprofundasse, com reportagens e entrevistas sobre o tema (tetraplegia), além do dia a dia da personagem.

A ideia em si é muito legal. Seria de grande utilidade um espaço onde pessoas com o mesmo problema (ou não) pudessem se informar com notícias e dicas a respeito ou até mesmo compartilhar suas experiências. Porém o blog não é tratado em terceira pessoa e sim todo em primeira, como se fosse a própria Luciana. E é aí que vem meu medo.

Esse limite entre a ficção e a realidade deixa as pessoas confusas, muitas pessoas não conseguem dissociar, principalmente as mais novas. Esse comentário (nesse post), entre muitos, é um exemplo disso: "oi luciana sua festa foi boa, bom que vc animou um pouquinho te desejo uma boa fisioterapia q vc recupere alguns movimento te adoro ha meu nome e olivia e eu so tenho 13 anos,manda um bj para vc,sua mae,seu pai,suas irmas,suas amigas,a helena,a todos thau".

Em minha opinião esse tipo de associação excessiva, mesmo sendo do bem, se equivale a ruim. Na última novela da Rede Globo, "A Favorita", o ator Jackson Antunes que interpretava um marido machista e grosso foi agredido por causa do personagem e chegou a ficar internado quatro dias.

Clique aqui e veja uma simples pesquisa no Google com o termo "fã ameaça ator". Repare a quantidade de casos de fãs que não conseguem dissociar a ficção da realidade (não estou dizendo que os fãs da Luciana vão fazer algo do tipo, mas é para exemplificar como as pessoas confundem as coisas).

Pode parecer insensibilidade, mas não conheço nada que seja excessivo e não cause algum tipo de problema.

0 comentários: