Ontem (26.02) navegando pelo site da Rede Globo cliquei em um link que me levou para um post do blog da Luciana, ao ler os comentários me assustei. Vou explicar o motivo.
Luciana é um personagem da novela das 8 da Rede Globo "Viver a Vida", interpretada pela bela atriz Alinne Moraes. Na novela a personagem sofreu um acidente que a deixou tetraplégica. Uma das suas irmãs fez um blog para que a personagem pudesse registrar a sua vida e também a evolução no seu tratamento. A partir daí autor e diretor da novela resolveram levar essa ideia do blog para a realidade.
Segundo Lassance, coordenador do site da novela e responsável pelo desenvolvimento, no blog é possível tratar de assuntos nos quais talvez a novela não se aprofundasse, com reportagens e entrevistas sobre o tema (tetraplegia), além do dia a dia da personagem.
A ideia em si é muito legal. Seria de grande utilidade um espaço onde pessoas com o mesmo problema (ou não) pudessem se informar com notícias e dicas a respeito ou até mesmo compartilhar suas experiências. Porém o blog não é tratado em terceira pessoa e sim todo em primeira, como se fosse a própria Luciana. E é aí que vem meu medo.
Esse limite entre a ficção e a realidade deixa as pessoas confusas, muitas pessoas não conseguem dissociar, principalmente as mais novas. Esse comentário (nesse post), entre muitos, é um exemplo disso: "oi luciana sua festa foi boa, bom que vc animou um pouquinho te desejo uma boa fisioterapia q vc recupere alguns movimento te adoro ha meu nome e olivia e eu so tenho 13 anos,manda um bj para vc,sua mae,seu pai,suas irmas,suas amigas,a helena,a todos thau".
Em minha opinião esse tipo de associação excessiva, mesmo sendo do bem, se equivale a ruim. Na última novela da Rede Globo, "A Favorita", o ator Jackson Antunes que interpretava um marido machista e grosso foi agredido por causa do personagem e chegou a ficar internado quatro dias.
Clique aqui e veja uma simples pesquisa no Google com o termo "fã ameaça ator". Repare a quantidade de casos de fãs que não conseguem dissociar a ficção da realidade (não estou dizendo que os fãs da Luciana vão fazer algo do tipo, mas é para exemplificar como as pessoas confundem as coisas).
Pode parecer insensibilidade, mas não conheço nada que seja excessivo e não cause algum tipo de problema.
Nem to sabendo
Há 6 dias
0 comentários:
Postar um comentário