quinta-feira, 11 de março de 2010

Se o elenco do São Paulo jogasse com a camisa do Botafogo...

Há algum tempo não escrevo sobre o São Paulo aqui, talvez o mesmo em que esse time não joga nada, ou quase nada. Para ser mais preciso, meu último post comentando sobre a fase "capenga" do time foi em julho do ano passado. De lá pra cá, talvez o time tenha jogado três ou quatro bons jogos.

Sobre o título desse post, não é nenhum menosprezo a nenhum dos dois times. Não estou comparando histórias, mas sim elencos e modo de jogar. Vou tentar explicar o motivo.

O time do Botafogo foi considerado (por todos os comentaristas e entendidos) a quarta força do Rio nas finais entre os grandes da Taça Guanabara 2010. Mesmo assim, venceu os atuais campeões brasileiros das séries A e B respectivamente e foi campeão.

O São Paulo hoje tem um dos melhores elencos do país, assim como Flamengo, Corinthians, Cruzeiro, Inter, entre outros. Foi um dos times que mais investiu. Por outro lado, apesar de ter investido mais esse ano, o Botafogo têm um elenco mediano. É Fato.

Talvez por esse fato o Botafogo tenha sido campeão. O time colocou-se no seu lugar, entendeu as limitações e conseguiu se superar na vontade, raça, estratégia e porque não na sorte também. Aliás, há algum tempo o time do Botafogo vem mostrando isso.

E é isso que justamente falta ao numeroso e bom elenco são-paulino. Falta entender que é um dos melhores e não o melhor. Arrogância é muito confundida com confiança em demasia e quase sempre prejudica.

Se o elenco do São Paulo jogasse com a camisa do Botafogo, ficaria difícil segurar....

1 comentários:

Hiedo B. disse...

Buenas.

Creio que o Problema do São talvez não seja raça. Pois seus últimos títulos foram sem muita raça mesmo. O problema do São Paulo é o técnico. Organiza mal o Time e escala mal. Cicinho já deveria ter se aposentado, Marcelinho Paraíba é jogador de Segundo tempo...

Elenco bom precisa de técnico bom. Assim o técnico tem capacidade de entender o elenco e escalar adequadamente.

Ter raça concordo que é muito bom para o time. Mas quando o time jogar contra um time bom de verdade, nem a raça será suficiente. Veja o GRÊMIO em 2007. Chegou na Final da Libertadores conta o BOCA Juniors, e não teve raça que segurasse o time Argentino. O Grêmio foi umilhado.