domingo, 21 de março de 2010

Os 4 melhores e piores sites de clubes brasileiros / 2010

Ano passado postei aqui os 4 melhores e piores sites de clubes brasileiros da série A do campeonato brasileiro. De lá pra cá muito se falou em redes sociais, interatividade e a necessidade do investimento em internet. Fiquei feliz que alguns clubes entenderam, embora outros tenham piorado, a importância do investimento e se prepararam para essa "nova" plataforma de relacionamento com o público (torcedores, impressa e investidores).

Os critérios são os mesmos do ano passado. Analisei 3 quesitos, cada um com valor de 10 pontos: layout (estética, cores e diagramação), conteúdo (atualizações, quantidade de informações e estrutura do conteúdo) e originalidade (novidade e diferencial).

Nesse ano estou mais criterioso (rs). Segue o resultado (com alguns empates):

Os melhores

1 - 28 pontos - Atlético Mineiro (www.atletico.com.br)
Agência: 5Clicks

Fiquei muito feliz com o resultado. Ano passado coloquei o antigo site do Galo como um dos piores entre os 20 times da série A. Esse ano deu um show, entenderam muito bem que internet é fundamental.

O layout não é dez. Acho que a área de conteúdo da home poderia ser melhor, porém o topo do site é fantástico, o melhor de todos. Estão presentes em vários serviços 2.0 como o Ning, Youtube, Flickr, Wiki, Blog, Orkut e Twitter (incluindo o perfil do polêmico presidente do clube).

Destaque também para o canal de interatividade do próprio site, chamado de "Camisa 12". No canal é possível enviar fotos alusivas ao Atlético de tatuagens, crianças ou lugares "diferentes" em qualquer canto do mundo. O site também ganhou versões em inglês e espanhol.

1 - 28 pontos - Grêmio (www.gremio.net)
Agência: W3haus

O Grêmio já tinha o melhor site ano passado, mas também está de site novo. É o layout mais bonito de todos, a estética, cores e diagramação estão perfeitas. Em relação a conteúdo e originalidade creio que não evoluiu muito em relação ao ano passado.

Estão presentes em alguns serviços 2.0 como o Twitter, Daily Motion e o Livestream (que utilizam muito como rádio e tv).

Destaque para os vários hotsites temáticos e de muita qualidade como o "Exército Gremista", "Mulheres Gremistas" e "Estrela Grêmio".

3 - 27 pontos - Corinthians (www.corinthians.com.br)
Agência: Não encontrei

A home do site ficou muito legal. O fundo da torcida com cada "box" de conteúdo em alpha ficou diferente do habitual. Gostei também da diagramação. O layout só não ficou 100% por causa das páginas internas, não seguiram a qualidade da home.

Destaque para a área de interatividade. Esse link possui promoções especiais para os seguidores do Twitter, fórum de discussão com mais de 1000 tópicos, hotsite especial para crianças e bolão.

O conteúdo do site é muito grande. As notícias são publicadas em várias categorias. Também existe muito conteúdo em áudio.

Muito legal o site internacional especial nas versões espanhol e inglês.

Exageraram na proteção de muitos canais. O canal de multimídia, por exemplo, é todo fechado e requer autenticação.

4 - 26 pontos - Avaí (www.avai.com.br)
Agência: Webi

O Avaí me surpreendeu. Ano passado tinha um site bem "meia boca", também estava entre os piores. Superaram-se, também entenderam a importância da internet.

O Layout não é maravilhoso, mas é bem organizado e harmonioso. Destaque para os serviços 2.0. Os últimos posts do Youtube, Twitter e do Blog estão em destaque na home e todos bem atualizados. Um detalhe importante: todos os links podem ser compartilhados.

Destaque também para a atualização das galerias de fotos.

Ps.: Todos os melhores sites escolhidos são novos.

Os piores

1 - 11 pontos - Atlético Goianiense (site.atleticocg.com.br)
Agência: Minuto Web

O layout é bem anos 90. O site não tem atrativo nenhum além das informações básicas do clube. Além disso, muito do conteúdo do site é desatualizado. Alguns links estão disponibilizados em doc. A única interatividade é o formulário de contato (rs).

O time subiu para a série A esse ano. Se fosse em termos de site, teria caído fácil para a série C.

2 - 16 pontos - Ceará (www.cearasc.com)
Agência: Não encontrei

É, entre todos analisados, o que mais pisca. O topo é até agradável, mas o restante do conteúdo é desorganizado e feio.

O Ceará está no Orkut, Twitter e Facebook, porém a maneira que utilizaram no site está totalmente fora de contexto e junto com logos de patrocínio.

Ps.: Quando analisei o site ainda era o antigo. O novo vai entrar dia 27/03. Espero que melhore, pelo teaser dá pra se animar.

2 - 16 pontos - Grêmio Prudente (www.grbarueri.com.br)
Agência: Devigate

O Grêmio Prudente é o antigo Grêmio Barueri. Além do nome, teve que adaptar muita coisa, inclusive o site. E não tem nada pior que criar "puxadinhos", a tendência é só piorar.

O site antigo era melhor, o atual adaptado se perdeu. O layout não é feio, mas não tem uma estrutura bem definida. O conteúdo é básico e não tem uma atualização constante. Pra definir bem, é um site desinteressante.

4 - 17 pontos - Goiás (www.goiasesporteclube.com.br)
Agência: Ilion

O layout tem coisas boas. Gosto do menu e do topo, porém a estrutura do conteúdo deixa a desejar.

O conteúdo é básico, não tem nada de diferente. A única boa atualização é do canal de notícias. No geral é muito fraca, a categoria vídeos, por exemplo, tem material de 2007.

É um dos sites que ficaram para trás e estão defasados.

Update

Logo depois que escrevi esse post o Ceará lançou um novo site. Justiça seja feita, o resultado ficou excelente.

O novo layout, além de bonito, ficou muito bem organizado. Os conteúdos ficaram bem distribuídos e a leitura ficou muito simples. A navegabilidade ficou excelente, em um clique é possível acessar qualquer página. As páginas internas estão na mesma qualidade da página inicial.

A quantidade de conteúdo aumentou bastante e tudo está bem atualizado. Destaque para o espaço do torcedor. Os usuários cadastrados tem direito a conteúdo exclusivo. Além disso estão presentes no Orkut, Facebook, Twitter, Flickr e Youtube.

Outro destaque importante é a versão mobile do site, não me lembro de ter visto em outro site de clube brasileiro.

É isso, sem dúvida eles acertaram em cheio no novo site. Para mim entra facilmente entre os 4 melhores sites de clubes brasileiros. O trabalho é da agência digital Index.

5 comentários:

Unknown disse...

Matheus
O novo site do Ceará Sporting Club está ainda em construção, muitas novidades de interatividade ainda estão por vir. Agradecemos a forma correta como você avalia. Nossos novos contatos estão no site.
Danilo Ferreira
Diretor de Comunicação do CSC.

Anônimo disse...

Muito bom mesmo o site do Ceará, gostei da versao Mobile, pena que nao é meu time.
Parabens a todos, se continuar assim será o primeiro do Brasil

Unknown disse...

Parabéns por esse trabalho,de aprovações dos sites de clubes brasileiros.

Henrique disse...

Olá Matheus tudo bom!

Respeitamos sua opnião e críticas sobre o site do Gremio Prudente, e estamos trabalhando para sempre melhorar.

Porém intitular de 4 piores sites de clubes brasileiros de 2010, não acreditamos muito nisso. Para expor uma opnião acreditamos em uma base estatística através de uma pesquisa dentro de um grupo de pessoas conceituadas que conseguiram avaliar melhor o site como um todo. Sabemos que podemos errar, mas também acertamos, existem pessoas sérias trabalhando para melhoria do site.

Muito obrigado!

Coordenador da Devigate

Matheus Moraes disse...

Olá Henrique, tudo jóia e com vc?

Também respeito a tua opinião, porém a avaliação foi somente postada no meu blog, com meu embasamento teórico e profissional no assunto.

Foi feita a análise do layout (estética, cores e diagramação), conteúdo (atualizações, quantidade de informações e estrutura do conteúdo) e originalidade (novidade e diferencial).

Definitivamente o site do Grêmio Prudente não se encaixa como bom site. Compare com o Grêmio, Atlético MG, Corinthians, Avaí, São Paulo, Ceará, etc...

Veja os outros comentários, os responsáveis pelo site do Ceára concordaram com a análise e posteriormente apresentaram um site ótimo.

Abraços.