segunda-feira, 5 de abril de 2010

Modelos de Twitter Corporativo-Feed

Em fevereiro o Fred Fagundes, blogueiro e dono do Quem Matou a Tangerina, postou modelos de Twitter corporativo. Na ocasião ele escolheu os perfis @tvca, @saraivaonline, @pantanalshop e o @superbiglar. Cheguei a comentar que concordava com todos, com exceção do perfil @tvca. Analisei melhor os perfis e além do @tvca também não concordo com o @saraivaonline. Vou explicar o motivo e ainda citar mais alguns.

Como pode ver no título, "criei" a expressão "Corporativo-Feed". Para quem não se lembra, feed vem do verbo inglês "alimentar". Basicamente, é a mesma explicação do RSS, o usuário se inscreve e recebe as atualizações sem precisar visitar o site (metablog). Pois bem, se não me entende, quero dizer que são perfis que são usados apenas para publicar conteúdos do próprio site e promoções, ou seja, você seguir o perfil do Twitter e o feed do site é praticamente a mesma coisa.

Vamos ver alguns exemplos:

@tvca


É um perfil "legal" para se informar, como um feed mesmo. O conteúdo é de qualidade. Destaco também as ações que são bem usadas para alimentar os programas da tv. E é aí que vem minha crítica (construtiva), a interação não é recíproca. Veja o perfil @tvca e veja quantos replies foram feitos, não consegui encontrar um desde 16 de março (até onde procurei). Eu mesmo sempre pergunto alguma coisa e nunca sou respondido.

Com uma simples busca, encontrei dois replies para o @tvca, mas não encontrei nenhuma resposta.


Pode ser que a comunicação seja feita por DM (direct message), mas não foi meu caso. E mesmo que seja, não vejo motivo para não permitir que esse diálogo fique disponível para todos.

@sportv, @saraivaonline e @espnagora

A mesma situação da @tvca serve para esses três perfis. Gosto do conteúdo postado, mas nenhum deles tem um replie sequer recente. Todos funcionam como um feed e no máximo criam ações para gerar conteúdo para seus sites ou programas de tv. Não é por falta de oportunidade, veja a busca por @sportv, @saraivaonline e @espnagora.

Exemplo

Quando penso em mídias sociais sempre gosto de citar o @camiseteria, que na minha opinião é um case de sucesso, desde o modelo de negócio até a forma de utilização das ferramentas na web. Fui à primeira página do perfil do Twitter e encontrei vários replies para seus seguidores. Veja o print abaixo:

O @fseixas, um dos fundadores do Camiseteria, fez um post muito bacana ano passado com dicas de como manter e criar um Twitter Corporativo. Dentre os pontos que ele citou, dois são os que as empresas mais pecam.

1 - Faça broadcast E conversação
Twitter é uma ferramenta de broadcast E de conversação, ou seja, além de servir para espalhar informações e novidades (broadcast) serve também para manter um diálogo entre as pessoas e a sua marca. Se você usar o Twitter só para divulgar notícias e ofertas deixará de aproveitar boa parte do que ele tem a oferecer, nesse caso entrar na conversação e engajar pessoas.

Twitter é uma ótima forma de dar personalidade à sua marca e a conversação é o caminho para isso.

2 - Faça atendimento à cliente
SAC no Brasil é sinônimo de problema, de dor de cabeça. Basta lembrar das experiências com as empresas de celular. Eu acredito que SAC é uma excelente oportunidade de fazer marketing. Se você tem um SAC fantástico, que preza pelo excelente atendimento, o Twitter é uma ótima forma de mostrar isso para o mundo. O Twitter te dá a oportunidade de fazer um atendimento, resolver um problema, publicamente, de forma que outras pessoas podem perceber a qualidade do seu SAC mesmo não tendo precisado contacta-lo.

Mais cuidado! Seu SAC deve ser muito bom. Se seu SAC é muito ruim, melhor nem entrar no Twitter.

Mesmo assim, como ele mesmo postou em seu perfil do Twitter, nada em SM (Social Media) funciona 100%. Acredito muito nisso, ainda é um campo em que todos estão aprendendo. É tudo muito novo.

Quero deixar claro que esse post tem a única intenção de aprofundar a discussão em torno do assunto e não de criticar simplesmente. Os exemplos foram baseados em experiências negativas que tive na ferramenta.

1 comentários:

@sanmarina disse...

Realmente a @tvca me respondeu via DM, colocaram um link da matéria que eles tinham publicado.
Mas já que é algo do interesse deles, de divulgação de notícias, achei desnecessário que fosse por DM. Mas enfim, o mundo twitter está sendo cada dia mais importante e saber trabalhar com suas ferramentas em prol da empresa ou da sua própria imagem, é o que conta. E realmente, o camisetaria é ótimo mesmo. Bom o post e nem tá falando mal do meu amigo, rs. Bjos