Hoje soube de uma pane onde há mais de 24 horas compromete o acesso à internet dos clientes da Telefônica (provedora de acesso à internet) que acabou afetando atividades essenciais do governo do estado, prefeituras e empresas nas cidades do interior, litoral e Grande São Paulo. A pane também afetou bancos, casas lotéricas e residências da região. A Telefônica ainda não sabe o motivo.
Empresas tiveram que redescobrir instrumentos antigos como lápis, papel e fax comprometendo muito a rotina de cada uma. A paralisazão de algumas atividades do governo prejudicou vários serviços de atendimento à população.
O Procon enviou uma notificação para a Telefônica para que sejam esclarecidos os motivos da paralisação do serviço. Caso a falha seja comprovada, a multa pode chegar a R$ 3,192 milhões.
Outro caso que aconteceu recentemente foi o da livraria virtual
Amazon.com que passou mais de duas horas fora do ar. A empresa estima que teria deixado de vender US$ 2,79 milhões no tempo que ficou fora do ar.
Fiquei me perguntando quanto valia o prejuízo de uma organização "fora do ar" nos dias de hoje.
Cheguei a conclusão que de um modo geral é muito difícil se calcular o prejuízo. Duas coisas estão muito ligadas nesses problemas, que são tempo e dinheiro. Quanto mais tempo se perde, normalmente muito dinheiro se perde também.
Cada vez mais, sem perceber, estamos dependentes da tecnologia e da agilidade e mobilidade que ela proporciona. Hoje as empresas que não tiverem um mínimo de inovação e ferramentas que possam agilizar o seu negócio vão ficar para trás.
E tudo isso ainda é só um começo. :)
Clique aqui e veja a matéria completa do G1 sobre a pane da Telefônica.Clique aqui e veja a matéria completa sobre a Amazon.
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