terça-feira, 25 de novembro de 2008

Bate-papo com o Luli

A Arteccom promoveu nos quatro meses de curso
um bate-papo (chat) por mês, em tempo real, com profissionais do mercado para discutir com os alunos assuntos que envolvam a Web.

O último bate-papo pra mim foi o melhor, também pudera, o profissional dessa vez foi o Luli Radfahrer, que entende muito de internet e do mercado de trabalho.

Segue abaixo os principais trechos dessa conversa, que por sinal foi interessante e com muito conteúdo.

------------

ALUNO: Como faço para ser ou ter destaque no mundo da internet brasileira hoje? W3haus com seus layouts bonitinhos, AgênciaClick buscando resultados e SEO, Gringo.nu mandando todo mundo se f... e EU onde fico na história? Faço sites com o mesmo nível mas não tenho reconhecimento. Como tornar-se um profissional relevante no mercado atual?

LULI: Ué, Chemale, sempre foi assim. DPZ, McCann, DM9...

A diferença é que hoje você tem MUITO MAIS CHANCE que uma frila de 10 ou 20 anos atrás.

A parada é simples: um bom blog, um portfólio de ponta, alguns trampos com visibilidade, mesmo que de graça e paciência, muita paciência

ALUNO: Paul Boutin, blogueiro do Valleywag, publicou na Wired um artigo que defende: a era dos blogs acabou. Você concorda com essa afirmação ou isso é mais um mito?

LULI: Blogs acabaram sim, se vc pensar em sua finalidade original. Na verdade eles foram repropositados, viraram veículos.

ALUNO: Você faz uma secção de posts no seu site com o assunto a mídia PORQUE A MÍDIA DEVE SE PREOCUPAR. Já li todos e gostaria de saber em relação à isso. Você acredita que a mídia convencional está "falida", arcaica e que realmente será substituída pela grande teia? Ou pelo menos os serviços que ela oferece, podcast, tv web, radio online, mobile etc.

LULI: a mídia está morta, mas ainda vai levar um belo tempo para afundar, consideradas a preguiça das pessoas e as diferenças socioeconômicas e culturais do país, mas TV não está com mais nada.

Quando a Globo passa a competir com o Orkut vc percebe uma ENORME diferença: ela não está competindo com um canal, mas com um meio.

Quem aqui sabe o nome de 5 atores/atrizes da novela das 8?

ALUNO: um bom exemplo disso é a campanha do nosso camarada OBAMA.... certo?

LULI: Obama é um baita exemplo: ele soube usar TODAS as mídias, de digital a TV e jornal. Deu no que deu.

ALUNO: Em tempos de internet... O que vale mais ?... saber muita tecnologia ou ter paixão pelas idéias e projetos em que se está envolvido??

LULI: As duas coisas. Mas mais do que saber muito, saber pensar. E saber onde se pode encontrar o que se procura.

ALUNO: Luli, vc acha q já é hora já é mais q hora do designer pensar seus projetos utilizando todos os veiculos de comunicação (celulares 3G, desktops, tvDigital etc etc) ou o mercado ainda não esta preparado para um profissional assim?

LULI: Acho que o designer nunca teve tantas ferramentas para experimentar. Acho que ele deve ir para telefonia, para games e MUITO MAIS. Por que ninguém parece pensar que está cada vez mais fácil inventar um pedaço de hardware?

ALUNO: Algo que tenho notado ultimamente é que todos querem colaborar de alguma forma, mesmo não tendo tempo pra isso, isso pode ser uma tendencia de mercado?

LULI: open source é o futuro, em todas as suas formas: dos direitos autorais em CreativeCommons à idéia simples de popularizar aplicativos da Apple Store.

O que a Apple tem de open source: NADA. Mas a filosofia de colocar uma loja online aberta para quem quiser fazer fortuna é muito parecida com a do GNU, em uma versão mais capilarizada, capitalista e descentralizada.

ALUNO: Pra você, diploma tem validade?

LULI: Só para quem fez o curso. Para quem contrata, diploma é só um sinal que o carinha PODE SABER pensar, mas não é uma garantia.

ALUNO: Como vc falou da apple store e o open source. O usuário quer ter o poder de contribuir e modificar as coisas a sua maneira. Vc acha q isso é uma tentencia sem volta.. ou vai chegar o momento q o usuário simples não vai mais aguentar ter tantas opções e querer voltar ao tradicional?

LULI: ...e o que é o "TRADICIONAL"? Na verdade, eu duvido. Veja a sociedade hoje em dia. Não existe mais o que é "coisa de criança", "atitude certa" ou "dentro da moda". Todas essas coisas se relativizaram com uma infinidade de opções. Isso quer dizer mais liberdade, ninguém abre mão de uma situação de liberdade.

Vale a pena dar uma olhada em minha série de posts sobre o pós-moderno no meu blog sobre esse assunto.

Por mais que estejamos atordoados e confusos, vivemos no melhor dos mundos e ninguém de bom senso imagina voltar atrás.

ALUNO: mas vc acredita q, as vezes, liberdade demais pode confundir o usuário?

LULI: Sem dúvida. Mas isso é bom, porque ele aprende a construir seu critério.

ALUNO: o usuário não cansa... de pensar... ?? o usuário de hoje em dia gosta de tudo mastigado.... Como podemos tornar nossos sites e de nossos clientes cada vez mais relevantes na internet de hoje em dia...??

LULI: Se vc acreditar que o usuário não gosta de pensar, vai agir feito a Globo e jamais faria um Dexter, House ou Big Bang Theory.

Usário não gosta de pensar à toa. Não gosta de ter trabalho inútil. Mas A-DO-RA uma ação inteligente, instigante e desafiadora.

ALUNO: e o second life, luli, a idéia dele morreu mesmo, ou veremos sua estrutura sendo transformada e sendo lançada de outra maneira?

LULI: ele não poderia dar certo: É complicado demais para o nível de interação que oferece. O Orkut faz o mesmo que ele e é bem mais simples,

Os RPGs ou games como o Warcraft dão muito mais opções. O SL é complicado e lerdo demais para o que oferece.

ALUNO: O que virá depois dos Microblogs?

Ainda é cedo para ver o que virá depois dos microblogs, agora que eles estão se tornando populares.

ALUNO: Vc tem alguma projeção de como estará a WEB daqui a 5 anos?

LULI: CLARO que não, Tiago. Não sou maluco =]

ALUNO: Oq mais te surpreendeu desde 94?

As coisas mudam muito rápido e eu pretendo estar em atividade pelos próximos 40 anos, no mínimo. A cada ano eu adoro fazer uma retrospectiva não para ver o que "mais me impressionou", mas para ver a quantidade de coisas impressionantes que todos nós podemos e sabemos fazer hoje em dia, sem ao menos dos darmos conta.

ALUNO: Luli hoje o mercado de mobiles está crescendo muito, como acha que será a adaptação do browse neste meio?

LULI: cho que as pessoas usarão a net indiscriminadamente, feito os celulares 3g/Wi-Fi - seus equipemantos (roupas? Coisas? Carro?) acessarão a rede de acordo com a necessidade e tirarão o que acharem mais adequado delas. Feito a aplicação de iPhone que acessa a meteorologia ou a bolsa, ou os GPS ou RFID em embalagens de comida para que a geladeira acesse a rede.

ALUNO: Luli, como você procura administrar esse "excesso"/ansiedade de informações que vivemos?

LULI: Acho que a resposta tem a ver com critério. Quanto mais eu leio, mais aprendo a filtrar e tenho menos vergonha de largar algo inacabado. O importante da informação não é mais se apegar a colecioná-la em profundidade, mas em acessá-la quando necessário.

Foi por isso que eu detestei o SecondLife desde o começo. Porque antes de perguntar "isso é bom ou ruim" eu perguntei "o que é isto"? Vale para tudo, eu acredito.

Acredito que aparelhos móveius sejam condutores de informação, como um dia o foram os laptops. Eles devem carregar versões "light" das aplicações para uso em trânsito.

1 comentários:

Nerd Rabugento disse...

Te indiquei em um meme, lá no OMEdI: http://omedi.net/2008/11/aleatoriedades-meme/

Participe!