domingo, 24 de janeiro de 2010

A bola fora da TVCA

Para começar esse post é preciso esclarecer que sou fanático por futebol, independente do time que torço. Mas não sou cego. Também quero deixar claro que não vi a primeira transmissão do campeonato Mato-grossense.

Hoje (24.01) a TVCA (afiliada rede globo em Mato Grosso) transmitiu o campeonato Mato-grossense de futebol. E estão fazendo a cagada do ano (pelo menos para o futebol do estado), vou explicar os motivos.

- O público que já não ia ao estádio (isso pior na capital, no interior o público comparece mais), por qual motivo vai querer ir agora se o jogo vai passar na TV? (O público do futebol amador é superior ao profissional).

- Os jogos serão transmitidos durante os campeonatos dos grandes centros. Qual pessoa em sã consciência ia querer deixar de ver Flamengo ou Corinthians, por exemplo, para ver Operário ou Luverdense?

- Ninguém sabe nada sobre os times de futebol de Mato Grosso. Tirando as "grandes contratações", o espaço na mídia (internet, rádio e tv) para o esporte em geral do Estado é minúsculo. (Nosso futebol está em um nível tão baixo que Perdigão é explorado pela mídia e considerado craque e grande contratação).

- Não existe nenhum bom programa de rádio,tv ou site que seja profissional de verdade. Toda estrutura de informação e jornalismo esportivo é muito amadora.

- Qual o craque do Luverdense mesmo?

- Se querem fazer um campeonato sério, por qual motivo não divulgaram o acordo entre a emissora (TVCA) e a Federação de futebol de Mato Grosso?

- O próprio site da TVCA não tem um espaço dedicado para o campeonato, com tabelas, informações sobre os times, etc. (Você pode até encontrar alguma coisa perdida por lá).

- Especula-se que a TVCA só vai pagar 5mil para cada time. Esse valor não paga o salário de um "craque" que ela mesma considera.

Esses são alguns motivos pelos quais acho que a TVCA está fazendo uma cagada com nosso futebol e talvez com sua programação. Existem muitas outras formas de fomentar o futebol no Estado. Uma delas é dar mais espaço para os clubes (indiretamente os patrocinadores) em sua própria programação na tv ou no site. A transmissão podia ser algo legal se fosse em um horário alternativo e apenas das finais, sem competir com o futebol dos grandes centros.

Pelo menos agora com as transmissões vai ficar claro (se já não é) para o público que nosso futebol é um lixo. E talvez daí surja alguém que queria salvar o que já está morto. E que invistam em estrutura e base e não em jogadores que já jogaram bem algum dia na vida e vem para MT encher o bolso.

1 comentários:

Hiedo B. disse...

Buenas.

Nunca acompanhei o campeonato Matrogosense. Pra ser franco nunca tive noticia do Campeonato MT até ler seu blog. E vocês está correto em criticar a falta de apoio da Midia televisiva e impressa.

aqui no Rio grande do Sul a RBS (afilhada da GLOBO) só pensa nos grande (Internacional e Grêmio.

Muito bom seu texto.

Coloquei um link para seu blog no meu blog, caso não esteja de acordo me avisa que retiro.

www.futebolcomecaaqui.blogspot.com

Agradeço sua atenção.