quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Titanic X Avatar - Parte I


Hoje no twitter o @DrGui (colega da @webcomtexto) postou que o filme Avatar só tinha quebrado o recorde de bilheteria do Titanic pois os preços da sessão 3D são mais caros. Isso me intrigou, discutimos no twitter sobre o assunto.

Esse tipo de discussão acontece muito no futebol, lembra a eterna pergunta "Quem foi melhor, Pelé ou Maradona?". Digo que é sempre complicado comparar épocas e coisas distintas, diria que é até muito injusto.

Diferente do que argumentei no twitter, Avatar não bateu recorde de público, foi somente de arrecadação. E aí o @DrGui está completo de razão. Realmente Avatar por ser 3D, que é a versão mais vista, chegou com maior facilidade ao recorde de arrecadação (US$ 1.858.866.889 de Avatar contra US$ 1.843.201.268 de Titanic). Esses números são absolutos e não consideram a inflação acumulada no período. Calculando a inflação, o filme mais visto da história do cinema dos EUA segundo a Box Office Mojo, é "E o Vento Levou".

Avatar já é o mais visto da história em vários países, mas como disse anteriormente ainda não alcançou Titanic. Sendo assim não há mais o que discutir. Espera-se que em poucas semanas isso aconteça. Vamos ver. Se isso acontecer continuou esse post para ampliar a discussão de qual marcou mais história, apesar de toda diferença que já citei.

Sendo assim, comparando com o futebol, Titanic representa o Pelé que, por enquanto, marcou mais e Avatar representa o Maradona que é mais recente e teve mais espaço na mídia, até em função das épocas distintas. (Não resisti em comparar)

Referências:
G1 Cinema
eBand Cinema
Estadão
Cineclick

Ps.: Quem não está ligando para essa discussão é James Cameron (diretor dos dois filmes). Nesse momento deve estar sorrindo bastante com a conta milionária no banco.

0 comentários: