domingo, 3 de janeiro de 2010

Os dez jogadores mais importantes do São Paulo nos últimos dez anos

O ano de 2010 ainda está começando, até dezembro muita coisa vai acontecer. No futebol mais ainda, é um dos esportes mais imediatistas do Brasil. Sendo assim, resolvi postar aqui minha opinião de quais foram os dez jogadores mais importantes do São Paulo desde 2000.

Antes de qualquer coisa quero esclarecer aqui que o critério que usei é referente ao que cada jogador representou para alguma conquista do clube, independente do tempo que ficou. Foi uma escolha muito difícil, tem muitos jogadores que deixaram suas marcas no clube. É uma escolha quase que pessoal.

São eles por ordem crescente de importância.

França

Foi muito importante em uma época muito difícil para o clube. Mesmo assim ganhou 3 campeonatos e chegou a seleção. Sempre esteve entre os artilheiros dos campeonatos que disputou. É hoje um dos maiores artilheiros da história do São Paulo.



Amoroso

Chegou ao clube nas semifinais da Libertadores de 2005 para substituir o Grafite que estava contundido. Estreou contra o River Plate na Argentina, fez gol e foi escolhido o melhor jogador. Foi importante também na final, fez o primeiro gol do jogo do título. No Mundial de Clubes, também em 2005, fez gol na primeira partida e foi um dos melhores em campo na final contra o Liverpool.

Jorge Wagner

Foi um dos jogadores mais importantes da era Muricy Ramalho. Atuou como volante, lateral e meia. Sempre foi uma das armas nas bolas paradas. Ajudou muito o clube nas conquistas dos campeonatos brasileiros de 2007 e 2008 com seus gols e assistências.

Miranda

Chegou ao São Paulo quase que despercebido e tornou-se o grande zagueiro do clube e um dos melhores do Brasil. Foi outro jogador muito importante na era Muricy. Fez parte da conquista do tricampeonato brasileiro e consolidou a defesa do São Paulo como a melhor do Brasil. Chegou a seleção e hoje briga por uma vaga na Copa da África.

Cicinho

Foi o grande ala/lateral direito desse tempo. Foi muito importante na Libertadores de 2004. Ajudou o clube voltar ao torneio em 2005 e foi fundamental na conquista do título da Libertadores e do Mundial. Depois do ano perfeito em 2005 foi contratado pelo Real Madrid e foi para a Copa do Mundo da Alemanha. Deixou saudades no clube, desde então o São Paulo não encontrou outro para a posição.

Hernanes

Formado na base do clube, foi por muito tempo considerado promessa. Na era Muricy deixou de ser promessa e virou realidade. Teve a difícil missão, junto do Richarlyson, de substituir a grande dupla Mineiro e Josué. E conseguiu. Apesar de algumas baixas, foi o grande destaque nos títulos brasileiros de 2007 e 2008.

Josué

Também ajudou o clube a retornar a Libertadores. Ganhou tudo em 2005 e fez parte também da conquista do brasileiro de 2006. Fez uma dupla quase que perfeita com o Mineiro no meio-campo do São Paulo, era difícil passar dos dois volantes. Não tinha a mesma visibilidade do Mineiro, mas também chegou a seleção brasileira. Hoje na Alemanha, briga por uma vaga na Copa da África.

Danilo

Chegou ao clube para ser o camisa 10 e foi muito contestado. Fez boa Libertadores em 2004 e também ajudou na volta a Libertadores de 2005. Não teve o reconhecimento de todos. Foi um camisa 10 que não aparecia tanto, mas foi importantíssimo nas conquistas de 2005. Fez muitos gols importantes e deu muitas assistências. Em 2006 fez parte da conquista do campeonato brasileiro.

Mineiro

Deixou saudade, jogava demais e era muito humilde. Também fez parte do grande time de 2005. Assim como o Josué, era fundamental no esquema do time. Marcava muito, roubava bola e tinha uma ótima saída de bola. Vai ficar guardado eternamente na nossa memória, fez o único gol do título do Mundial de Clubes de 2005. Além de ter ganhado tudo em 2005, também ganhou o título brasileiro de 2006.

Rogério Ceni

Tinha que ser ele. É o maior ídolo do clube atualmente, talvez da história. São quase vinte anos de São Paulo. Nos últimos dez anos fez parte de todas as conquistas, umas mais importantes que outras. Marcou gols fundamentais, bateu recorde, vibrou, sofreu em épocas difíceis, fez defesas incríveis (a imagem da defesa da falta cobrada pelo Gerard no Mundial em 2005 vai ficar eternizada). Sem dúvida ele é quem melhor representa o retorno da imagem, que andava apagada, de um São Paulo vencedor.

Foi difícil mesmo escolher só esses dez, tentei ser justo. Pensei em mais nomes, foi duro deixar o nome de um Lugano fora. Muitos grandes jogadores ajudaram o clube em algum momento e de alguma maneira. Poderiam entrar nessa lista nomes como Souza, Kaká, Luís Fabiano, Leandro, Aloísio, Borges, Ricardo Oliveira, Fabão, Lugano, Fábio Simplício, André Dias, Richarlyson, Belleti, Edmilson, Luizão, Dagoberto, Júnior, Maldonado, Grafite, Marcelinho Paraíba e muitos outros.

0 comentários: