sexta-feira, 30 de abril de 2010

O Santos e o primeiro título estadual do União

Pode não parecer, mas o Santos sim tem haver com o futebol mato-grossense, mais precisamente com o União de Rondonópolis. Ambos hoje representam uma luz no final do túnel, cada um, é claro, com sua representatividade.

Os apelidados "moleques da vila" (referência a idade jovem dos jogadores formados no clube com a sede do Santos) tem jogado muito, na verdade tem encantado a todos que gostam, ou não, de futebol. Muito se fala que esse time é o resgate da essência do futebol brasileiro, que é a arte, a molecagem e alegria (muito diferente do futebol pragmático da Seleção e do São Paulo durante boa parte do tri brasileiro).

Muitos chegam a dizer que o Santos precisa ser campeão para que o resgate não se perca. Eu digo que é difícil, mesmo que não ganhe nada esse ano (quase impossível), será um time lembrado por muito tempo.

Já o União, primeira vez campeão mato-grossense (2010) depois de 37 anos, representa o resgate da seriedade e do profissionalismo do futebol de Mato Grosso. Um campeonato só pode ser profissional quando os clubes também forem.

O União está longe, muito longe, de ser um clube ideal, mas hoje é o mais próximo disso no Estado. Sua torcida é presente e gasta com o time, possui um centro de treinamento digno e investe nas categorias de base, que talvez seja o mais importante de tudo.

Como já postei aqui, alguns clubes podem até montar bons times e ganhar campeonatos, mas um bom time por si só não sustenta e forma um clube. Sem dúvida, o investimento em estrutura e na base é muito mais importante em longo prazo. Espero que os clubes de Mato Grosso entendam isso.

Quero deixar registrado aqui também que não mudei minha opinião sobre a maneira que a TVCA transmitiu o campeonato. Além disso, ninguém ainda sabe ao certo como isso foi negociado com a Federação de Futebol de Mato Grosso. Mesmo assim, a equipe da TVCA que ralou de verdade, merece meus elogios, pois conduziram muito bem o campeonato.

Imagem União: TVCA.

1 comentários:

Careca disse...

Ótima matéria Matheus sobre o campeonato matogrossense, afinal foi merecida a conquista do união de Roo, pois junto com o luverdense são os times exemplos para os outros clubes de MT.
Pois o futebol o nosso futebol não tem crescimento devido pela mA administração de seus diretores, E muita falta de planejamento, ou seja, fazendo com que as empresas deixem de investir clubes de MT.
E o título e merecedor para a união, pela sua estrutura e administração que demonstra, espero que isso mostrem para os que vivem nesse esporte que não se venda fácil e pense no melhor pata todos e no estado.