terça-feira, 14 de outubro de 2008

10 perguntas para JJ ( Juvenal Juvêncio )


Há dias não passava pelo excelente blog do Torero, vale uma visita. Para quem não conhece José Roberto Torero é apenas um escritor, cineasta, roteirista, jornalista e colunista de esporte. Pouco né!? :)

Passando por lá conferi uma entrevista, com Juvenal Juvêncio (presidente do São Paulo FC), feita com perguntas enviadas pelos leitores do blog do Torero, leiam:

1-) O senhor já estuda algum nome para depois que nosso ídolo maior se aposentar. O SPFC ter alguém a altura para substituí-lo e nesse tempo já ir treinando e adquirindo experiência com RC nos próprios treinos diários? Digo isso pois o mesmo aconteceu com RC e Zetti. Abraço e saudações tricolores.
Rodrigo S. Pereira - Indaiatuba/SP


Prezado Rodrigo - Assim como aconteceu com o Rogério ao suceder o Zetti, temos ótimos goleiros nas categorias de base do clube, inclusive que defendem a seleção brasileira. Obviamente nunca é fácil substituir um ídolo de um clube, mas temos nos preparado para isso com um trabalho intenso na base. Hoje, além do Bosco, que tem a mesma idade do Rogério, o Fabiano treina junto com eles e o Léo, que é uma grande promessa e defende a seleção.

2-) Presidente, sendo o time mais rico do Brasil (e o mais estruturado), por que o São Paulo não consegue contratar uma meia de ligação? O Corinthians tem o Douglas, o Inter o D´alessandro, o Grêmio o Tcheco, enquanto o São Paulo não tem nenhum, apenas 5 volantes no meio de campo. Até quando iremos ficar reféns da habilidade do Muricy?
Senivaldo Junior – Goiânia


Prezado Senivaldo – O São Paulo tem se preocupado com a questão do “meia”, sem no entanto considerar que seja um ponto negativo da equipe, até porque entendemos que estamos servidos para a posição, como mostram os resultados. O Hugo faz um excelente campeonato, sendo inclusive o único jogador desta posição com 10 gols no campeonato. O Jorge Wagner é outro que pode perfeitamente atuar ali. Ainda temos o Sérgio Mota que pode "explodir" a qualquer momento e o Oscar que já é uma realidade e de um dia para o outro já estará brilhando no time titular. Não vemos os meias do São Paulo como piores do que os rivais.

3-) Sr. Presidente, a "parceria" com a Warner acabou? Por que não vemos os resultados prometidos? Qual o saldo desta união até aqui?
Rodrigo Duarte - São Paulo


Prezado Rodrigo - As vantagens de ter a Warner como parceira do São Paulo, na área de licenciamento, é que, por ser a segunda maior empresa do mundo, nesta especialidade, tem pessoas altamente capacitadas pensando permanentemente no São Paulo, tanto que já fizeram as nossas receitas aumentarem em 180%. Além de sermos exclusivos no Brasil e no Japão, estamos juntos às principais equipes do planeta, como o Barcelona, o Milan, o Manchester United, a Juventus, o Paris Saint Germain, dentre outros, reforçando, com isso, a internacionalização da marca São Paulo FC. Hoje contamos com mais de 52 contratos e cerca de 330 produtos.

4-) Presidente Juvenal, um dos meus hobbies preferidos é ir ao Morumbi ver o São Paulo jogar. Porém, algo me enoja demais é ver os cambistas trabalhando livremente nos guichês do Morumbi. E tudo isso claramente acordado com os funcionários do clube. O São Paulo está planejando algo para coibir isso? E uma venda online inteligente de ingressos? Porque Ingresso Fácil não dá...
Rafael Barbosa


Prezado Rafael - O São Paulo tem uma grande preocupação com o assunto ingressos. Foi montada uma comissão interna para avaliar o contrato vigente e estudar as propostas que recebemos. Temos que reconhecer, também, que o problema é generalizado na área de espetáculos, e mais do que a nós, cabe à polícia e à segurança pública coibir a ação de cambistas e de todos os maus elementos que atuam nestes momentos. Não acreditamos que nossos funcionários estejam envolvidos;

5-) Sr. Juvenal, por que o SPFC não pode transmitir os jogos através da internet? Vemos que somos preteridos pela toda-poderosa que tem direitos de transmissão e ficamos obrigados a ver futebol de segunda. É possível que o tricolor inicie algum projeto para atender aos torcedores internautas em outros países, e mesmo aqui no Brasil, preteridos para transmissão de outros clubes?
Marcio Cesar A. Muniz - Goiânia.


Prezado Marcio César – Temos lutado intensamente em prol dos interesses de nosso clube e de nossa torcida, fato conhecido. Infelizmente, não conseguimos resolver tudo da forma mais satisfatória, pois há muitos interesses em jogo. Sua preocupação e proposta são boas, e certamente nós chegaremos lá.

6-) Sr. Presidente, é evidente que a política de contratação a custo zero do SPFC foi muito bem utilizada nos últimos 3 anos, gerando 4 títulos. Contudo, as agremiações aprenderam e estão contratando jogadores mediante parcerias (como a Traffic). Pergunto: Será que não é hora de rever essa política? Ela foi eficaz por muito tempo, mas em 2008 se mostrou claramente obsoleta e ultrapassada. Não seria hora de rever os conceitos para montar um time competitivo para 2009? (como o Inter, que, apesar de não ter bons resultados, tem o melhor elenco no Brasil disparado. E fez tudo isso gastando na contratação desses jogadores). Christian Timm


Prezado Christian - O São Paulo sempre procura montar times competitivos, de qualidade, embora, historicamente, não faça loucuras. Claro que estamos atentos para as variáveis do mercado, procurando planejar e nos adaptar às novas realidades. A vantagem é que também não corremos o risco de não quebra, ao contrário dos outros clubes. É só comparar. Por isso investimos muito nas categorias de base, onde estruturamos o clube. São investidos alguns milhões de reais para revelar jogadores. É tradição do clube e por isso estamos na frente. Também não contratamos a custo zero. Procuramos sempre fazer bons negócios. Pode ter certeza que o São Paulo vai continuar brigando por todos os títulos em 2009, sempre com chances reais de ser campeão.

7-) Por que, para a Copa, o Estado deveria ceder terreno ou financiar com dinheiro publico (de todas as torcidas) obras de propriedade privada, de uma única torcida como sugere o projeto do Morumbi? Lica.


Prezado Lica - O projeto do Morumbi, em nenhuma hipótese, sugere intervenção de dinheiro público para acontecer. No estádio, tudo será feito com recursos nossos e de investidores interessados nos bons resultados que as nossas ações propiciam.

8-) Comprar ingressos é uma grande tortura para o torcedor. São horas sob sol, chuva. Devemos lembrar dos cambistas, do alto custo de estacionamento e de alimentação. Somando a isso temos o problema de horários tardios e o da violência. Como tornar os estádios lugares novamente atraentes para o público? Gabriel C. Santo - São Paulo


Prezado Gabriel - O SPFC tem certeza que oferecendo conforto e bons serviços aos torcedores, tratando-os como clientes, terá o seu Estádio novamente atraente para o público e para a família, atenuando-se os problemas crônicos que assolam o futebol, como a violência e os cambistas. No quesito conforto o SPFC tem buscado oferecer aos usuários do Estádio do Morumbi novas opções de entretenimento e alimentação, como a MEGA- LOJA da REEBOK e o SANTO PAULO BAR, e num curto espaço de tempo estará oferecendo novos assentos, banheiros remodelados e instalações modernas que estarão em total consonância com as normas estabelecidas pela FIFA, deixando-o apto a receber a COPA 2014. No quesito serviços o SPFC tem investido fortemente na limpeza de seu Estádio, tanto em pessoal como em equipamentos, e na segurança interna de seus usuários, com a instalação de câmaras de monitoramento, e está estudando novas formas de comercialização de ingressos que visem facilitar a compra dos mesmos e o acesso ao Estádio do Morumbi.

9-) Caro presidente, por que os clubes, apesar de terem certas rixas e brigas com a CBF, ainda permitem a reeleição, e até ajudam nessa perpetuação, de uma administração que tem se mostrado nociva para os clubes e o futebol no Brasil de uma forma geral? Por que apesar de grandes clubes, como São Paulo e Flamengo, se posicionarem contrários a gestão do futebol no clube dos 13, nada fazem para que isso mude? Vemos que a CBF, tem preterido e desrespeitado clubes brasileiros, e estes clubes apenas baixam a cabeça em obediência a esta. É possível este cenário mudar a curto prazo? Marcio Cesar A. Muniz - Goiânia.


Prezado Marcio César - Pessoalmente, somos contra o continuísmo, entendendo que 02 mandatos, de 02 ou 03 anos, cada um, são mais do que suficientes para desenvolver um plano de trabalho.
A renovação do quadro de Dirigentes é salutar, porque novas idéias, novos métodos de trabalho, somente tendem a trazer para os Clubes um ganho de qualidade.
Os exemplos marcantes de grandes Clubes do Futebol Brasileiro somente confirmam essa teoria.
Não se está criticando diretamente este ou aquele, mesmo porque todos têm amor pelos Clubes que dirige. Sabemos que a rotina acaba tirando um dos elementos básicos para o sucesso de um Presidente e do Clube que dirige, que é a emoção, a vibração. Mesmo sem querer, acabam esses Dirigentes acostumando-se com a mesmice.
Uma das razões do sucesso do SPFC é que há rotatividade na direção do Clube e que, habitualmente, o sucessor continua e conclui a obra do antecessor.
O SPFC tem um Estatuto que permite somente uma reeleição e assim continuará para manter a sua grandeza e o seu sucesso, não só no campo esportivo, como inúmeras vitórias, mas também com o progressivo aumento de seu patrimônio.

10-) Sr. Presidente, o que o senhor acha do continuísmo, ao invés da renovação, na presidência de um clube de futebol ? Pois temos exemplos de que a perpetuação no poder, não tem sido benéfica aos clubes (Corinthians, Palmeiras, Santos, Vasco, etc.) e mesmo assim o senhor parece não querer que haja uma mudança no comando do SPFC. Estaria o SPFC (que se diz um clube exemplar) seguindo a mesma trilha de insucessos desses outros clubes citados?
Thiago Briques SBC


Prezado Thiago – A resposta acima elucida nosso pensamento. O São Paulo não mudará sua tradicional forma de ser.

---

Visitem o blog do Torero!

0 comentários: