quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Teste - Módulo 2

Com muita correria e esforço consegui concluir todos testes do Módulo 2 do curso "Web para Designers" da Arteccom.

O tema principal do Módulo 2 foi interface e teve abordagens de usabilidade, navegação, arquitetura da informação, avaliação heurística, entre outros.

Nesse módulo os alunos deveriam identificar problemas de usabilidade, aplicar um teste de usabilidade e fazer uma conclusão em cima do teste.

O primeiro site analisado foi o site www.catussaba.com.br (CATUSSABA RESORT HOTEL). A tarefa não foi muito difícil, precisava encontrar 5 problemas nesse site cheio deles. Segue abaixo minha analise.


- Muitas páginas de entrada pra chegar na home do hotel desejado.

- As seções das páginas não tem orientação, as páginas internas são muito parecidas.

- Falta de informações de todos os tipos (taxas de serviço, localização, culinária, etc). Está tudo resumido, deixa o cliente perdido. Falta objetivo ao site.

- O Layout e as imagens não dão a certeza para os clientes da estrutura e da qualidade do hotel, falta satisfação. Isso permite a rápida comparação com outra empresa.
Pesquisei somente outro site, www.nannai.com.br, compraria esse segundo com certeza.

- Animação cansativa de uma página a outra.

O segundo site a ser analisado foi o www.padariaonline.com.br. A primeira etapa da analise foi criar 5 tarefas para testar a usabilidade do site. Essas tarefas eram pra ser aplicadas em 3 pessoas comuns. A segunda etapa foi descrever por tópicos minhas conclusões e se o site requer melhorias ou não, com base nas respostas das pessoas.


Meu questionário:

1) Onde posso encontrar equipamentos básicos para montar uma padaria?
2) Gostaria de comprar um cilindro para biscoitos, onde posso encontrar?
3) Como adicionar itens ao carrinho de compras?
4) Como assinar a revista Padaria Online?
5) Onde posso encontrar profissionais de panificação?

Em geral todas pessoas tiveram dificuldades em realizar as tarefas, ou seja, se sentiram perdidas no site.

Minha conclusão:

- Conteúdo
O site possui informações relevantes, porém não estão bem organizadas. Requer assim melhorias na estrutura da informação e melhor definição do público-alvo.

- Navegação/Links
A estrutura do menu não está adequada, ou seja, está desorganizado. Possui muitos links, assim deve-se organizar por cores (seções diferentes) ou ainda por ordem alfabética. Outro problema é a falta de identificação dos links visitados.

- Texto
Os textos produzidos estão em um formato adequado para internet. O problema nesse caso é a falta de atualização.

- Página Inicial
A página inicial possui textos de destaques muito grandes. Outros dois problemas foram encontrados: a área direita do site está mal aproveitada e a divisão dos destaques dos conteúdos está confusa.

- Busca
A Busca está muito bem localizada e está funcionando bem. Nesse caso deve ser melhorada a filtragem dos dados (busca avançada), pois a busca localiza vários conteúdos distintos do site.

-----

A avaliação não poderia ser melhor, todos trabalhos foram bem recebidos pela professora e todos aprovados. Com direito a parabéns! =)

Mais um teste e módulo concluídos. Mais informações e técnicas absorvidas no curso, estou ficando cada dia mais "xato", hehe.

O próximo módulo é metodologia (briefing, planejamento, calculos de custo, contrato, etc), um dos mais interessantes.

0 comentários: